RAFAEL CORREA FAZ HISTÓRIA: NOVA REELEIÇÃO NO PRIMEIRO TURNO


Confirmada a vitória folgada de Correa: a expectativa maior é o tamanho da maioria a ser obtida no Congresso

Matéria traduzida do sítio do jornal estatal equatoriano El Telégrafo, do início da noite deste domingo, dia 17.

O presidente da República, Rafael Correa, estará quatro anos mais no seu cargo depois de voltar a ser reeleito no primeiro turno com 61% dos votos, segundo pesquisa de boca de urna da empresa Opión Pública, divulgada logo após o encerramento da votação neste domingo, dia 17. Outra pesquisadora, a Cedatos, dá a Correa 61,5%. Já a CIESS prevê um percentual de 58,80%.

Com tais resultados, o projeto político do partido governista Aliança PAÍS tem uma projeção de 10 anos no Equador. No caso de que Correa possa concluir seu novo mandato passaria a integrar um seleto grupo de presidentes com mais tempo no poder, entre os quais se encontram Velasco Ibarra, Eloy Alfaro, Gabriel García Moreno e Juan José Flores. Mas Rafael Correa tem um "plus" ao haver conseguido o poder em processos democráticos livres e de maneira consecutiva.

A esta hora (início da noite do domingo), o chefe de Estado está reunido com seu companheiro de chapa (vice-presidente), Jorge Glas Espinel, no Palácio de Carondelet (sede do governo). A eles se juntam membros do comando de Aliança PAÍS, ministros de Estado e assessores governamentais. Se espera que o ganhador destas novas eleições se dirija ao país nos próximos minutos através duma entrevista coletiva de imprensa no Salão Amarelo.

Agora as expectativas estão voltadas para os primeiros resultados sobre a eleição dos congressistas. Entre os meios governistas se espera que o respaldo obtido por Correa seja "endossado" nas listas de postulantes para ocupar uma vaga no Parlamento (estão de olho no tamanho da maioria a ser obtida pelas forças políticas do presidente).

Correa supera assim sete concorrentes de diferentes tendencias políticas. Segundo as pesquisas de boca de urna, o candidato colocado em segundo lugar é o ex-banqueiro Guillermo Lasso, cuja votação pode chegar entre 19% e 21%.

O presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Domingo Paredes, afirmou que a entidade realizará duas contagens rápidas (19:00 e 20:00) e que apresentará resultados oficiais de 22 a 23 horas deste domingo.

Comentários