VENEZUELA: CHAVISMO FAZ MAIORIA EM 22 DOS 23 LEGISLATIVOS ESTADUAIS




De Salvador (Bahia) – É quase incrível, mas é verdade: o grande triunfo obtido pelo chavismo nas eleições do último domingo, dia 16, elegendo 20 dos 23 governadores dos estados (ver matéria postada no dia 17), é ainda mais amplo em se tratando do que eles chamam Conselhos Legislativos (equivalem às nossas Assembleias Legislativas estaduais): o Partido Socialista Unido da Venezuela/PSUV e os partidos aliados (como o Partido Comunista da Venezuela/PCV) fizeram maioria em 22 dos 23 legislativos. Dos 237 deputados estaduais, como chamaríamos aqui, o placar geral ficou em 186 a 51.


A oposição logrou uma maioria apertada apenas em Amazonas, no sudeste do país - 4 a 3 – um dos três estados onde elegeu o governador (Como o nome indica, fica na região amazônica, formando longa fronteira com o Brasil e a Colômbia). Nos outros dois, cujos governos foram mantidos nas mãos da direita, as Assembleias Legislativas passarão a ser comandadas pelos chavistas: Lara e Miranda, este último onde foi reeleito Henrique Capriles, candidato derrotado por Hugo Chávez no pleito presidencial de 7 de outubro, que agora vai governar com minoria no parlamento – 8 a 7.


Para se ter uma ideia da força do vendaval chavista, que na nossa mídia hegemônica é sempre questionada e minimizada: em Zulia, o estado mais rico e mais populoso (a grosso modo, seria nosso São Paulo), que era governado (o eleito Francisco Arias Cárdenas toma posse na tarde de hoje, quinta, dia 20) pela oposição desde o ano 2000, os socialistas elegeram o governador e fizeram uma maioria no legislativo de 12 a 3. Em sete dos estados a direita não elegeu um único legislador e em três elegeu somente um representante.


(Informações baseadas no portal venezuelano Aporrea.org)

Comentários