IMORALIDADE DO BLOQUEIO A CUBA ESCANCARADA MAIS UMA VEZ (notas latino-americanas)



Chanceler de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, na tribuna das Nações Unidas: bloqueio é ato de genocídio contra o povo cubano (Foto: Internet)
De Havana (Cuba) – Foi o 21º. ano consecutivo e sempre com placar esmagador. Nesta quarta-feira, dia 13, com 188 votos contra três, a Assembleia Geral da ONU condenou o bloqueio econômico, comercial e financeiro mantido há 50 anos pelo império dos Estados Unidos contra Cuba. Dos 193 países membros das Nações Unidas, votaram pela manutenção do bloqueio apenas os Estados Unidos, Israel e Palau e dois se abstiveram (Micronésia e Ilhas Marshall).

Mais uma vez a poderosa nação imperialista ficou isolada internacionalmente, deixando patente o anacronismo e a imoralidade da retaliação contra a ilha, cujo governo e povo insistem em preservar sua soberania e seu sistema socialista. Em discurso no plenário da ONU, o chanceler Bruno Rodríguez Parrilla classificou o bloqueio de ato de genocídio contra o povo cubano e disse que “não existe nenhum motivo legítimo ou moral para manter” a medida, que está ancorada na Guerra Fria, atribuindo-a “à arma de uma minoria cada vez mais exígua, isolada, violenta e soberba que lucra eleitoralmente com ela”.

Venezuela no Conselho de Direitos Humanos da ONU

Apesar das repetidas calúnias divulgadas pelos monopólios da mídia hegemônica contra o governo de Hugo Chávez, inclusive na área de direitos humanos, o país da Revolução Bolivariana acaba de ser eleito pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em votação direta e secreta, um dos 18 membros do Conselho de Direitos Humanos da ONU. O mandato é de três anos: de 1º. de janeiro/2013 a 31 de dezembro/2015. Desde que foi criado, em 2006, é a primeira vez que a Venezuela compõe tal organismo. Brasil e Argentina também foram eleitos na representação da América Latina e Caribe.

Esquerda paraguaia já tem candidato a presidente

Depois de ter seu presidente, Fernando Lugo, derrubado por um golpe de Estado em junho último, a esquerda paraguaia dá a partida para nova campanha pela presidência, cuja eleição será em abril/2013. Seu candidato é Aníbal Carrillo, médico, com ampla trajetória de militância estudantil e política. Foi da esquerda do Partido Febrerista e depois fundador do Partido Tekojoja (Igualdade na língua guarani). Ele representa a Frente Guasú, uma coalizão de partidos e movimentos sociais do Paraguai, que atualmente é presidida por Lugo.

Chávez a Obama: esqueça essa coisa de invadir povos e desestabilizar países

O venezuelano Hugo Chávez sabe que o presidente dos Estados Unidos tem que seguir uma certa lógica cruel do império, mas não perde a oportunidade de dar uma estocada: com a reeleição de Barack Obama, aproveitou para sugerir a ele que esqueça essa coisa de invadir povos e desestabilizar países (seu país é um dos sob constante ameaça de desestabilização). Durante uma reunião do Conselho de Ministros, no Palácio Miraflores (sede do governo em Caracas), transmitida por uma das emissoras estatais de TV, pediu a Obama que reflita sobre o assunto e se dedique a governar seu país, o qual – avaliou – tem problemas sociais e econômicos graves e uma pobreza que cresce a cada dia.

Durante a campanha eleitoral estadunidense Chávez havia declarado que seu candidato era Obama. Ele sabe que os presidentes democratas são maus, mas os republicanos conseguem ser piores.

Conforto de Fujimori na prisão pode dificultar indulto

A família do ex-presidente peruano Alberto Fujimori está lutando por um indulto para o ilustre prisioneiro, condenado em 2009 por violação dos direitos humanos a 25 anos de cadeia. Ele tem 74 anos e está doente. O pedido se sustenta no suposto agravamento das condições de saúde em virtude de estar preso. Acontece, porém, que dois jornais do país publicaram fotos do “apartamento” exclusivo usado por Fujimori, evidenciando que desfruta de invejável conforto: amplo dormitório com cama clínica, sala de refeições bem equipada, cozinha com geladeira e forno microondas, uma área para televisão, uma sala de pintura, provisões e outras comodidades.

Especialistas do setor jurídico avaliam que, diante das tais fotos, torna-se muito difícil se justificar a concessão do indulto.  

(Com base no noticiário do jornal estatal cubano Granma e da Agência Prensa Latina)

Comentários

Anônimo disse…
Se só EUA faz bloqueio, porque essa reclamação toda? EUA já disse que é só Cuba acabar com o regime de Ditadura e opressão colocando eleições livres de forma democrática que o bloqueio acaba. Quém não estão fazendo merecer são os o governo ditadorial dos Castros.