COLÔMBIA: UM PROCESSO DE PAZ PARA QUEM E PARA QUÊ





Previstas para se iniciarem na quinta-feira, dia 15, na capital cubana, as negociações de paz entre o governo colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) foram transferidas para esta segunda-feira, dia 19. Segundo nota oficial dos negociadores, o adiamento foi para se buscar uma definição de como se daria a participação da sociedade no processo.

Havana (Prensa Latina) - O conflito social, econômico, político e armado que há mais de meio século se coloca na Colômbia deve terminar; é o desejo indiscutível de todo um povo que sofreu os horrores da guerra imposta dos círculos mais conspícuos do poder oligárquico criollo e do grande capital estadunidense, os principais beneficiados.

Por Santos Reaffirms Will to Achieve Peace in Colombia

As diferenças políticas e ideológicas nos discursos e propostas dos negociadores na instalação da Mesa de Diálogo, em Oslo, Noruega, falam por si sós.

O representante governamental, o político liberal e ex-vice-presidente da República Humberto de la Rúa Lombana, elipticamente descartou a possibilidade de um fim bilateral das ações militares e deixou claramente estabelecido que os diálogos entre governo e insurgência têm como objetivo silenciar os fuzis insurrectos.

(...)

Na Colômbia, (a violência) foi imposta pela oligarquia criolla quando a 9 de abril de 1948 ordenaram o assassinato do líder liberal e popular Jorge Eliécer Gaitán, quando estava muito próximo de se converter em presidente dessa nação ao conquistar seu povo com seu programa de governo de profundo corte social e com o famoso discurso - a Oração pela Paz.

A partir desse crime, desatou-se a violência política na Colômbia, que atinge nossos dias e que deixou milhares de mortos, desaparecidos, mutilados e milhões de desterrados.

O desejável para a insurgência e para os setores democráticos, progressistas e de esquerda colombianos é precisamente chegar ao poder pela via eleitoral e procurar as transformações sociais, econômicas e políticas, mas a realidade é que em cada ocasião que existiu essa possibilidade, a oligarquia recorre à violência e elimina esses sonhos.

Comentários