CARACAS TERÁ ÔNIBUS PARA 165 PASSAGEIROS




Trinta desses ônibus serão incorporados ao serviço de transporte da capital (Foto: AVN)
Camioneta: quase todos os ônibus que rodam hoje na capital são deste tipo (Foto: Jadson Oliveira)
De Caracas (Venezuela) - Vai ser um enorme contraste. Quase todos os ônibus que fazem atualmente o transporte público nas ruas da capital venezuelana são pequenos, chamados aqui "camionetas" ou "busetas", diminutivo de bus - ônibus. (Aparentam com as vans ou mini-ônibus aí do Brasil). Mas a partir do próximo dia 3 os caraquenhos passarão a usar também grandes ônibus, chamados ecológicos, com capacidade para 165 passageiros.

O novo sistema foi anunciado pelo presidente Hugo Chávez na terça-feira, dia 25. Ao todo serão 1.216 unidades. Destas, 30 serão incorporadas às rotas do BusCaracas, que se unirão com o serviço do metrô. Em Caracas o novo serviço terá 11 estações. Será operado por uma empresa socialista e a tarifa será de apenas 1,5 bolívar, igual à do metrô. Nas camionetas, que são exploradas pelos proprietários, chamados "transportistas" (não há grandes empresas donas de frotas de ônibus urbanos, como nas grandes cidades brasileiras), a tarifa hoje é de 4 bolívares (quase 1 dólar pela cotação oficial).

Conforme informações do governo, divulgadas através da Agência Venezuelana de Notícias (AVN), os ônibus ecológicos foram adquiridos através de acordos de cooperação com a China. Além da capital, serão distribuídos aos estados de Bolívar, Anzoátegui, Monagas, Miranda, Zulia e Lara.

Comentários