BATE-BOCA NA VENEZUELA: “BANDIDO E SEM VERGONHA É VOCÊ, CAPRILES RADONSKI”



De Caracas - Outro dia o candidato da direita, Henrique Capriles Radonski – governador do estado de Miranda e principal opositor do presidente Hugo Chávez na eleição de 7 de outubro -, fazendo críticas ao governo na área de agricultura e terras, disparou que o ministro encarregado do setor (não mencionou o nome) era um “bandido e sem vergonha”.

O ministro da Agricultura e Terras é Elías Jaua (foto), que exerce também o cargo de vice-presidente executivo (o vice aqui não é eleito, é nomeado pelo presidente, como se fosse um ministro; substitui eventualmente o titular; no caso da falta definitiva do titular – morte, por exemplo -, torna-se presidente efetivo, até completar o mandato de seis anos, somente se a falta ocorrer durante os dois últimos anos do mandato; se for no decorrer dos primeiros quatro anos, terá outra eleição). Trata-se de um ativo militante de esquerda desde a juventude, 42 anos, sociólogo, professor universitário.

Num ato com camponeses, ele respondeu ao xingamento de Capriles (vou resumir o que a imprensa chavista publicou):

- Bandido e sem vergonha é você, Capriles Radonski. O ministro da Agricultura sou eu, Elías Jaua, e me apresento diante de um povo. Sou filho de uma professora da zona rural que trabalhou durante 25 anos e de um comerciante de cacau que depois se dedicou ao comércio de ferragens. Tenho uma história de luta na qual me encontrei com o comandante Hugo Chávez.

- Tenho uma esposa e uma filha a quem olhar nos olhos. Você, Capriles, não tem nada disso (Capriles, 40 anos, é solteiro, sem filhos). Bandido é você, que vive da exploração que seu pai, através de suas empresas, fez dos seus trabalhadores e trabalhadoras e dos consumidores. Bandido é você, que financiou seu partido, Primeiro Justiça, com dinheiro da Pdvsa (a estatal do petróleo).

Acusou Capriles de participar do golpe de Estado de 2002 e, durante o golpe, da invasão da Embaixada de Cuba em Caracas, bem como de votar contra os indígenas na Constituinte de 1999 e governar um estado que ostenta os maiores índices de criminalidade. E continuou:

- ...saiba que já na Venezuela, por ser filho de uma família burguesa, não se pode agir com impunidade como você age: enganando, mentindo, gerando medo, gerando desprestígio contra homens e mulheres. Você não tem moral para interpelar os revolucionários, porque quando, há 20 anos, você estava numa buate, nós estávamos lutando ao lado do povo.

Comentários