NOVOS PROTESTOS NA ARÁBIA SAUDITA EXIGEM LIBERTAÇÃO DE PRESOS POLÍTICOS



Clérigo chiita detido sem acusações
Por Telesur (reproduzido do portal Aporrea.org, postagem de 10/08/2012)

Taif (Arábia Saudita) - Centenas de sauditas protagonizaram na quinta-feira, dia 9, uma manifestação na cidade de Taif (sudoeste), para exigir a libertação de presos políticos e o fim das violações dos direitos humanos.

Os protestos na Arábia Saudita têm se intensificado durante os últimos meses, devido ao descontentamento popular pelas condições de vida impostas pelo regime governante e às reivindicações dum sistema democrático no país.

A população rechaça a detenção arbitrária de dezenas de manifestantes e ativistas sociais que lutam por seus direitos humanos, desde o começo da chamada “primavera árabe”.

Entre os privados de liberdade figura o proeminente clérigo chiita Sheikh Nemr Baqir al-Nemr, que em 8 de julho último foi atacado, ferido e detido – sem acusação alguma - quando se dirigia à sua granja na cidade de al-Awamiya (leste).

Nos protestos também é exigida a execução de reformas políticas e econômicas e o fim da corrupção no país.

Desde fevereiro de 2011, têm havido manifestações quase regularmente, no leste do reino, sobretudo em Qatif e Awamiyah.

As manifestações se converteram em protestos contra o regime repressivo de Al-Saud em novembro de 2011, quando forças de segurança sauditas mataram cinco manifestantes e feriram muitos outros.

O povo denuncia ante a comunidade internacional que o único objetivo da repressão é sufocar e impedir o movimento popular e salvaguardar os interesses do regime monárquico saudita.

Observação do Evidentemente: A Arábia Saudita é dominada por uma férrea ditadura monárquica, atrasada e repressora. Será por que não aparece no noticiário da nossa grande imprensa como tal? Por que? Simplesmente porque é um aliado fiel do império estadunidense. Está sempre ao lado dos governos dos Estados Unidos e de Israel, ajudando a financiar, com sua imensa produção de petróleo, a luta de mercenários contra países do Oriente Médio cujos governantes entram em choque com os interesses imperiais, a exemplo da Líbia e da Síria, os casos mais notórios.

Comentários

Anônimo disse…
As notícias da Arábia Saudita não aparecem nos midia apenas porque eles compram os jornalistas e os seus patrões. Ser aliado dos EUA nunca foi impeditivo de notícias menos abonatórias serem publicadas pelo Mundo. Os jornalistas são corruptos e se vendem por uma sopa de lentilhas.