MADRE TERESA FORCADES: VENEZUELA CONSTRÓI UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E CRISTÃ (vídeo)


Por AVN/VTV (Traduzido de Aporrea.org, de 20/08/2012)

A médica, teóloga e monja beneditina espanhola Teresa Forcades expressou em visita à Venezuela que o país avança na construção duma sociedade mais justa e cristã, já que está executando programas sociais para reduzir a pobreza extrema.

"Aqui (na Venezuela) se constrói uma sociedade (com) uma sensibilidade social, baseada na possibilidade de construir um mundo onde a minoria tenha a maioria dos recursos. Isso é fundamental para uma pessoa que seja cristã e para uma pessoa que tenha consciência", explicou.

Durante sua participação no programa Toda Venezuela, que transmite a TV Venezolana de Televisión (VTV), a madre informou que visitou o país para estar presente no I Encontro Internacional Ecumênico à luz da Teologia da Libertação, celebrado em Caracas de 17 a 19 deste mês.

Forcades destacou que mais além de ser un ato meramente religioso no encontro se discutiram temas sociais relacionados com um cristianismo que avance na concretização dum mundo mais justo.

A respeito, explicou que "um cristão é quem está ao lado das pessoas que sofrem, das pessoas que lutam pela justiça".

Ela lamentou a situação de pobreza extrema em que se vive na Espanha, devido às consequências da crise econômica que atravessa o país.

Ao contrastar esta situação com a Venezuela ressaltou que "aqui a visão de futuro é outra".


(No vídeo a religiosa elogia a Missión Bairro Adentro, que é o serviço público de saúde, onde trabalham 20 mil médicos cubanos. É o equivalente ao nosso SUS, só que bem mais eficiente e de acesso mais fácil para a população pobre).

Comentários