VLADIMIR ACOSTA: IMPERIALISMO APELARÁ PARA VIOLÊNCIA PARA ACABAR COM AVANÇOS NA AMÉRICA DO SUL


(Foto: Aporrea.org)
Por Prensa Web RNV (Traduzido de Aporrea.org, de 02/07/2012)

De Caracas (Venezuela) - Um chamado a não se confiar em que as próximas tentativas de golpes de Estado nos países progressistas da região serão relativamente pacíficos como o ocorrido no Paraguai, fez nesta segunda-feira, dia 2, o analista internacional Vladimir Acosta (foto).

Durante sua participação no programa De Primera Mano (Em primeira mão), transmitido pela Rádio Nacional da Venezuela (RNV), Acosta explicou que a oligarquia latino-americana está disposta a apelar para todos os recursos e mecanismos possíveis, pela via que seja, para recuperar o poder que perdeu no continente.

“A direita aliada ao imperialismo dos Estados Unidos apelará para a violência aberta ou até para o massacre para derrubar os governos que precisam ser derrubados”, advertiu.

O analista internacional foi enfático ao explicar que o maior obstáculo que impede a destruição do processo de integração da região é a Venezuela, com um governo difícil de ser derrotado, que conta com apoio militar, popular, legislativo, midiático e com um povo disposto a combater para defendê-lo.

“A única forma com que tentarão derrubá-lo, se chegam a tal decisão, é pela violência”, afirmou.

Enfatizou que todo o povo venezuelano deve estar preparado e disposto a defender o triunfo do presidente Chávez nas eleições presidenciais do próximo 7 de outubro, "porque o imperialismo não anda dando bobeira na hora de conseguir seus objetivos, como tratar de derrubar pela força e com uma violência enorme um governo que tem toda a legitimidade, o apoio e a força para defender sua vitória".

“A melhor maneira de evitar a guerra é justamente se preparar para a guerra”, concluiu.

Vladimir Acosta é historiador e professor de Sociologia na Universidade Central da Venezuela (UCV).

Comentários