PRESIDENTE DO EQUADOR ACABA A PUBLICIDADE OFICIAL NAS CORPORAÇÕES DA MÍDIA



Rafael Correa: “Por que com dinheiro do povo equatoriano vamos continuar beneficiando esses negócios?”
Equatorianos aplaudem: se não veem as realizações, que não vejam o dinheiro

Da Agência ANDES – reproduzido de Aporrea.org, de 30/07/2012

Quito - O governo não pautará publicidade nos meios de comunicação empresariais do país. Este foi o anúncio feito pelo presidente da República, Rafael Correa, durante o Enlace Ciudadano 282 (programa oficial do presidente).
O mandatário recordou que há seis semanas conclamou os meios que fazem oposição ao governo a recusar a publicidade do Estado nos seus espaços e páginas.

Na ocasião, pediu que os canais, rádios e jornais que constantemente questionam, sem fundamento, coisas como a suposta falta de liberdade de expressão no país, enviassem uma comunicação expressando sua vontade de não receber publicidade oficial.

Apesar do tempo transcorrido, tal comunicação não chegou e representantes de veículos, como El Comercio ou Ecuadoradio (Rádio Quito), afirmaram que não conheciam oficialmente o assunto.

Inclusive o presidente da Associação Equatoriana de Editores de Jornais, Diego Cornejo, numa entrevista radiofônica, disse que não enviariam nenhuma carta renunciando à publicidade oficial porque “vai contra a lógica do negócio" e acrescentou que em todo caso o governo pode fazer uso da opção de retirar seus anúncios. O presidente se mostrou satisfeito por Cornejo ter reconhecido publicamente que os meios de comunicação são um negócio e sua lógica é ganhar dinheiro e aceitou a opção de retirar, por sua decisão, a publicidade oficial dos veículos empresariais para ver se eles exercitam uma vocação ou atuam simplesmente por dinheiro.

"Para que vamos continuar enchendo o bolso de meia dúzia de famílias quando claramente nos dizem que priorizam seus negócios em detrimento do direito do povo de estar bem informado. Então, por que com dinheiro do povo equatoriano vamos ficar beneficiando esses negócios?", insistiu Correa.


Diante disso, o governante decidiu que efetivamente o Executivo fará uso desta opção e, nesse contexto, determinou que o secretário Nacional de Comunicação, Fernando Alvarado, de agora em diante, não mande publicidade oficial aos meios mercantilistas porque "não temos motivo para, com dinheiro dos equatorianos, beneficiar o negócio de seis famílias deste país".

Comentários