“ARRANCA LA CAMPAÑA” (Eleições na Venezuela: notas)


Chávez abriu a campanha com carreata de 18 quilômetros do estado de Carabobo até Maracay, capital do estado de Aragua, onde fez grande concentração (Foto: sítio do PSUV)
Capriles fez campanha nos estados de Bolívar e Zulia (Foto: LaPatilla.com)
De Caracas (Venezuela) – Esta foi a manchete do domingo, dia 1º., nos jornais venezuelanos (esta mesmo e/ou com acréscimos e algumas variações em torno). Oficialmente, foi o início da campanha eleitoral, que vai até 4/outubro (dia 7 é a votação): Hugo Chávez, quase 14 anos no poder, prega abertamente e busca construir o socialismo, demonizado pela chamada grande imprensa brasileira (e internacional), favorito nas pesquisas; contra Henrique Capriles, apoiado pela direita (leia-se velhas e novas oligarquias e império estadunidense), se diz de centro-esquerda, queridinho da velha mídia.

(Há mais seis candidatos a presidente inscritos, mas é aquela coisa que, creio, ocorre em todo pleito: não têm qualquer chance. Se inscrevem por algum propósito político ou pessoal, para marcar posição, etc).

O curioso é que o “arranca la campaña” é puramente formal. De fato, a campanha já estava aí, inclusive nas ruas, há muito tempo. Capriles percorre o país em campanha com cobertura total das TVs privadas desde fevereiro, quando foi escolhido em votação direta entre os oposicionistas. Os chavistas, vez por outra, reclamam disso. Mas, pelo visto, reclamam de barriga cheia, porque Chávez e aliados estão presentes a todo momento nas telas das emissoras estatais.

E não só nas estatais: porque há as freqüentes e longuíssimas cadeias nacionais de rádio e TV. Quer dizer, institucionais, onde Chávez pontua como presidente, falando dos atos de governo, atos administrativos. A oposição esperneia, cita sempre essas cadeias de TV quando denuncia que o presidente é favorecido na disputa eleitoral e o Conselho Nacional Eleitoral (CNE, nosso TSE) não faz nada contra elas.
Show musical, dança e muita alegria na Praça Bolívar, centro de Caracas, sábado à noite: foi um dos 1.132 pontos por todo o país, onde os chavistas programaram "vigília" para marcar o início da campanha; à meia-noite houve foguetório (Foto: Jadson Oliveira) 
Grupo de moças dança ao pé do monumento ao Libertador (Foto: Jadson Oliveira)
Chávez disparado nas pesquisas

Em quatro ou cinco institutos de pesquisa de opinião, dos mais conceituados por aqui, Chávez ganha de Capriles com diferenças que variam de 17 a 35 pontos percentuais. Os chavistas argumentam contra a oposição: “Como há guerra de pesquisas, se nós estamos ganhando em todas?” Os caprilistas dizem que esses institutos são todos “chimbas” (falsos, fraudes). E apareceram ultimamente com um, chamado Consultores 21, cuja pesquisa apontou empate técnico entre os dois candidatos. Os chavistas dispararam na bucha: este sim é “chimba”. O CNE emitiu uma regulamentação tentando garantir um nível razoável de profissionalismo e credibilidade dos institutos.

A avaliação que parece mais sensata é que, eleitoralmente, a vitória do presidente está assegurada, a não ser que ocorra algo inesperado, de muito impacto. Daí os chavistas estarem o tempo todo advertindo contra alguma ação extremada/desesperada da direita.

3º. mandato – 5ª. campanha pela presidência

Chávez está buscando sua segunda reeleição, o terceiro mandato. Mas, na verdade, é a sua quinta campanha presidencial:

1 - foi eleito em 1998;
2 – em 2000 foi confirmado com base na nova Constituição (aprovada pelo voto popular em dezembro/1999);
3 – em 2004 foi confirmado outra vez, porque a oposição conseguiu a realização de plebiscito revogatório, dispositivo contido na nova Constituição;
4 – reeleito em 2006 (mandato de seis anos, conforme a nova Constituição);
5 – agora tenta a 2ª. reeleição.

É um campeão de respaldo nas urnas, apesar de caluniado pela mídia como tirano. Segundo as contagens correntes por aqui, esta é a 17ª. eleição que enfrenta desde 1998, incluindo outras eleições, consultas, referendos, etc. Só perdeu uma (por diferença de menos de 1 ponto percentual), em 2007, quando tentou inserir na Constituição a opção pelo sistema socialista. E reconheceu, sem pestanejar, a derrota.

As eleições aqui são descasadas: em 2010 houve renovação da Assembleia Nacional (Congresso); em dezembro deste ano serão eleitos os governadores dos 23 estados; em março/2013 será a vez dos prefeitos.

TV Globovisión paga multa milionária

A Globovisión, o veículo mais eminente do chamado terrorismo midiático (os chavistas a chamam de Globoterror), pagou na semana passada uma multa de 9,4 milhões de bolívares (pouco mais de 2 milhões de dólares, pela cotação oficial). Há um ano ela tinha sido condenada pela Justiça numa ação de iniciativa da Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel), que a acusou de manipular informação e incitar a violência ao cobrir conflitos ocorridos numa prisão.

A direção da emissora recorreu e o processo vinha rolando. Mas na semana passada o Tribunal Supremo de Justiça, máxima instância judicial do país, ordenou o embargo de bens da empresa no valor de 24,4 milhões de bolívares se a multa não fosse paga de imediato. Os dirigentes da TV decidiram pagar.

Claro que a versão da emissora e dos diversos meios privados de comunicação foi se tratar de mais um ato de perseguição contra a liberdade de expressão do “tirânico” governo de Chávez. Esta versão é a que deve ter sido difundida pelo mundo afora.

Comentários