VENEZUELA: MARÉ SOCIALISTA DE OLHO NA GRÉCIA


Militantes da "Marea Socialista" no Parque Los Caobos (no microfone: Aureliano Sanchez)
De Caracas (Venezuela) - Demonstrando sua visão internacionalista, a Maré Socialista (“Marea Socialista”), organização revolucionária que participa do movimento popular de apoio à reeleição do presidente Hugo Chávez, manteve neste domingo, dia 17, um plantão de alerta no Parque Los Caobos (área do centro de Caracas, proximidades do Hotel Alba). O objetivo era chamar a atenção dos venezuelanos para a importância do processo eleitoral que estava se desenrolando na Europa, particularmente o caso da Grécia, onde havia a possibilidade de vitória da coalizão de esquerda, o que poderia ser o começo da saída da grave crise enfrentada pelo povo europeu, apontando-se rumo à hegemonia das forças populares e socialistas.

Com serviço de som e faixas, o grupo de militantes da Marea Socialista  dava sua mensagem aos que transitavam pelo belo parque caraquenho e também franqueava o microfone aos que queriam compartilhar da manifestação. Distribuíram um pequeno panfleto com os dizeres: “Um novo caminho para o mundo se abre ante a crise... Acompanhemos a coalizão de esquerda Syriza e o povo grego nas eleições de 17 de junho”. Manifestavam então como fundamental se derrotar a orientação neoliberal, urdida pelos banqueiros através da chamada política de austeridade, encampada pela União Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelas corporações da mídia.

Mas pelo final da tarde, as informações vindas da Grécia não eram boas para a esquerda.  Segundo as projeções oficiais divulgadas pelo sítio da TV Telesur (Telesul), o conservador Antoni Samaras obteve a maioria com 30,02% dos votos. A coalizão de esquerda encabeçada pelo líder do partido da esquerda radical Syriza, Alexis Tsipras, ficou com 27,1%, e atuará na oposição.

Comentários