CHÁVEZ CONCLAMA OS MOVIMENTOS SOCIAIS A DEBATER SEU PRÓXIMO PLANO DE GOVERNO


Chávez discursa no centro de Caracas para milhares de seguidores (Foto: Miraflores)
Matéria do sítio da TV Telesur, de 11/06/2012

De Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, conclamou nesta segunda-feira, dia 11, todos os movimentos sociais do país, ao inscrever sua candidatura às eleições presidenciais de 7 de outubro, a debater o plano de governo para o período 2013-2019 com o qual aspira aprofundar o socialismo na nação.

Em uma manifestação realizada no centro da cidade de Caracas, depois de inscrever sua candidatura no Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Chávez pediu ''a todos os líderes dos partidos políticos, movimentos sociais (...) a começar a debater esta proposta''.

O presidente comentou que ''entregamos à presidenta do Conselho Nacional Eleitoral'' o plano de governo e é o ''programa da pátria'' que ''tem para nós a maior importância''.

''Eu pessoalmente tenho estado à frente, estudando, trabalhando, este é o programa que não é definitivo (…) havia que entregá-lo hoje porque é obrigatório (...) foi tirada esta edição neste formato que se está distribuindo (...) é a proposta do candidato da pátria'', acrescentou.

Chávez indicou que ''em 10 de janeiro de 2013 (data da posse do eleito), com o  favor de Deus (...) eu devo fazer o juramento outra vez como presidente da República (...) eu pretendo nesse mesmo dia entregar à Assembleia Nacional (Congresso Nacional) o programa completo de governo que seria o segundo plano socialista da nação que seria para o período 2013 – 2019''.

''A Constituição diz que o presidente deverá entregar à nação, no primeiro ano, o plano de governo (...) depois de um grande debate desde as bases do povo (...) são vocês o povo venezuelano os que vão dar legitimidade e força ao segundo plano da nação (...) devemos dar-lhe a maior importância'', explicou.

(...)

Assinalou também que este projeto de governo se centrará em ''defender, expandir, e consolidar o mais precioso bem que temos conseguido agora começando o século 21, não é outra coisa senão a independência nacional''.

Em contraste com o plano socialista, o presidente considerou que a proposta apresentada pelo candidato presidencial de oposição, Henrique Capriles Radonski, ''é o projeto imperialista de Washington (...) sendo títeres do imperialismo quase todo o século 20 e agora, disfarçando-se, pretendem enganar o povo (...) mas nunca voltarão'', ressaltou.

(...)

Tradução: Jadson Oliveira

Construir o socialismo - Link para um vídeo com parte do discurso de Hugo Chávez para milhares de partidários (a grande maioria de camiseta vermelha) que encheram praças e ruas do centro de Caracas, no final da tarde desta segunda, dia 11, quando ele inscreveu sua candidatura para a segunda reeleição.

É uma parte especialmente interessante, pois fala da necessidade de construir o poder popular, de continuar construindo o socialismo, “amar o próximo só é possível no socialismo”, diz ele. 

O vídeo é em espanhol e sem legenda. Clicar:http://www.telesurtv.net/articulos/2012/06/11/presidente-chavez-pide-unidad-para-ganar-por-nocaut-el-7-de-octubre-1795.html

Comentários