THIAGO DE MELLO: ESTRELA MAIOR NA ABERTURA DA 20ª. CONVENÇÃO DE SOLIDARIEDADE A CUBA


Thiago de Mello (Foto: Lúcia Correia Lima - CUT Bahia)
De Salvador (Bahia) – O poeta Thiago de Mello foi a estrela maior na abertura do encontro nacional para celebrar a solidariedade dos brasileiros à revolução socialista de Cuba, ocorrida ontem à noite, no Teatro Iemanjá do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O governo e o povo cubanos resistem há mais de 50 anos às agressões e ao bloqueio do império estadunidense, perpetrados com a cumplicidade da maioria dos veículos da mídia internacional, inclusive a brasileira.

Ele foi aplaudido demoradamente ao ser chamado para a mesa dirigente dos trabalhos da noite e durante sua fala: recitou poemas, como o belo “Estatuto do Homem – Ato Institucional Permanente”, escrito no exílio em Santiago do Chile, em abril de 1964, portanto no calor do golpe militar (clicar aqui para ler o poema); e leu mensagem dos cinco cubanos presos políticos dos Estados Unidos, tratados por Cuba e pelos apoiadores da revolução cubana como “os cinco heróis antiterroristas”.

São eles: Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, Fernando González e René González. Estão na cadeia há 13 anos pelo “crime” de terem se infiltrado nas organizações terroristas de Miami para evitar atentados contra Cuba, conforme está relatado, de forma romanceada, no livro “Os últimos soldados da Guerra Fria”, do brasileiro Fernando Morais.

Thiago de Mello doou à campanha pela libertação dos cinco cubanos seus direitos autorais provenientes da Feira de Livros de Manaus (capital do Amazonas, estado brasileiro onde o poeta vive).
Apresentação do Ballet Rosana Abubakir (Foto: Lúcia Correia Lima - CUT Bahia)
Exposição do pernambucano Helder Beserra, no Centro de Convenções (Foto: Jadson Oliveira)

Além de pronunciamentos políticos, a noite de abertura foi cheia de manifestações culturais: várias apresentações do Ballet Rosana Abubakir (grupo da Bahia que atua sob inspiração do estilo cubano), show musical com os baianos Carlos Pitta e Sapiranga e o Grupo Musical Cubano, bem como homenagem ao escritor baiano Jorge Amado no seu centenário de nascimento.

O encontro prossegue no Centro de Convenções com vasta programação e vai até domingo, dia 27. Hoje, dia 25, está havendo palestras e debates sobre a integração latino-americana e caribenha, os desafios do socialismo na ilha, a situação dos “cinco heróis”, o sistema de saúde em Cuba e no Brasil, a campanha midiática contra Cuba e sobre a questão racial. Para amanhã, dia 26, estão previstos trabalhos de grupos e, no final do dia, leitura e aprovação de relatórios e Carta de Salvador. À noite, uma esticada musical no Pelourinho, no centro histórico da cidade.

Para o último dia, domingo (27), pela manhã, está marcada uma caminhada na praia (Praia do Cristo até o Porto da Barra) pela libertação dos “cinco heróis”. Ainda fizeram parte da programação exposições de pinturas ("Um abraço universal", em homenagem ao líder cubano Fidel Castro) e fotografias e uma mostra de cinema.

Comentários

Anônimo disse…
They thrived in the rapidly evolving IT industry by releasing high quality
products including office computers, Unix servers and ECM
software. At Macworld Expo last week, Mind - Touch and Fujitsu
announced a partnership to provide a customer-ready solution
for the upload, storage, and sharing of electronic data sources into
business-ready, web-based documents. This clever piece of kit is
also perfect for those who would benefit from full portability.


Feel free to visit my blog: fujitsu scansnap iX500
Anônimo disse…
beats by dre studio headphones
Greetings! Very helpful advice within this article!
It's the little changes that make the most important changes.
Thanks for sharing!
Anônimo disse…
Hello there! Would you mihd if I share your blog site with my twitter team?
There's a whole lot of folks that I think would really appreciate yor material.

Kindly let me know. Thanks.

Also visit mmy blog post ... hollywood fl
Anônimo disse…
I am really delighted to glance at this weblog posts which
includes plenty of valuasble data, thanks for providing such data.


Check out my web site; docs.google.com ()