SALVADOR-BAHIA, CAPITAL BRASILEIRA DA SOLIDARIEDADE COM CUBA


De Prensa Latina – Agencia Informativa Latinoamericana

Brasília, 24 mai (Prensa Latina) - A partir de hoje e até o próximo domingo, Salvador, a principal cidade do estado de Bahia, será a capital brasileira de apoio à Revolução cubana com o desenvolvimento da XX Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba.

Ao evento anual no gigante sul-americano espera-se uma assistência total de uns mil delegados de cerca de uma vintena dos 27 estados (incluído o Distrito Federal) para ratificar o respaldo brasileiro à ilha caribenha e a seu sistema socialista.

Na agenda do encontro, a exigência a Estados Unidos para que ponha fim ao bloqueio econômico que mantém há mais de meio século com Cuba e a demanda ao presidente norte-americano, Barack Obama, para que liberte e regresse à ilha a cinco antiterroristas cubanos, presos injustamente há quase 14 anos nesse país.

A libertação de Antonio Guerrero, Gerardo Hernández, Fernando González, Ramón Labañino e René González constitui hoje uma das tarefas fundamentais das pessoas solidárias com Cuba não só no Brasil, senão no mundo inteiro.

Em declarações a Prensa Latina, o presidente da Associação Cultural José Martí em Bahia, Antonio Barreto, apontou que tudo está pronto para efetuar a vigésima edição dos encontros solidários com Cuba no Brasil.

Além dos temas mencionados, Barreto indicou que no encontro também será abordado o combate à campanha midiática internacional que divulga, de forma criminosa e perversa, mentiras sobre a realidade cubana.

Como novidade, assinalou que o encontro baiano incluirá o tema da integração latino-americana e caribenha, com o objetivo de melar o cerco econômico dos Estados Unidos com Cuba e mostra dos novos ares integracionistas que se respiram na região, como o demonstrou a recente Cúpula das Américas na Colômbia.

O presidente da Associação Cultural José Martí-Bahia precisou que além da parte política, o encontro contará com um intercâmbio cultural entre os dois países, que lutam de maneira permanente pela independência, a soberania dos povos e a paz mundial.

ocs/ale/bj

Comentários