CARTA DE SALVADOR: A FORÇA DOS BLOGUEIROS

Mensagens dos dois ministros do STF ao encontro dos blogueiros
Parte final da Carta de Salvador, com o título "Nada além da Constituição!", aprovada no final do III Encontro Nacional de Blogueiros, realizado nos dias 25, 26 e 27/maio. Para ler o texto completo, no blog Escrevinhador, de Rodrigo Vianna, clicar aqui.

(...)

"A nossa luta, portanto, não é a luta de um grupo, mas de toda a sociedade pela neutralidade e pela liberdade na rede. É pela implantação de uma cultura solidária e democrática do uso e da difusão das informações. É uma luta pela igualdade das relações desse uso com base única e exclusivamente no que diz e manda a Constituição Federal, a mesma Carta Magna que proíbe tanto o monopólio da comunicação como a propriedade de veículos de comunicação por parte de políticos – duas medidas solenemente ignoradas pelas autoridades, pelos agentes da lei e, claro, pelos grupos econômicos que há décadas usufruem e se locupletam desse estado de coisas.

Para tanto, este III Encontro adota – como norte para orientar a nova fase da luta – uma ideia simples e direta: Nada além da Constituição!

As bandeiras da liberdade de informação e de expressão, assim como a da universalização do acesso à banda larga, são nossas. Qualquer tentativa de usurpá-las – ainda mais por parte de quem jamais defendeu a democracia no Brasil – é uma manipulação inaceitável".

Comentários