BAIANOS FAZEM “1º. DE MAIO UNIFICADO” COM MÚSICA, SORTEIO E DISCURSO


Bandeiras das centrais CTB e Força Sindical predominaram na praça
do poeta Castro Alves (Fotos: Jadson Oliveira)
De Salvador (Bahia) – Os trabalhadores baianos fizeram na tarde de ontem o seu “1º. de maio unificado” na Praça Castro Alves, centro de Salvador, com show musical, sorteio de um automóvel e outros brindes e, claro, discursos de políticos e sindicalistas. A manifestação foi organizada por três centrais sindicais: a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), a Força Sindical e a Nova Central (As aspas no “unificado” ficam por conta da ausência da Central Única dos Trabalhadores, CUT, ligada ao PT, Partido dos Trabalhadores, que fez sua comemoração separadamente nas proximidades do Plano Inclinado, no bairro da Liberdade).

Sob a bandeira geral de “Desenvolvimento com menos juros, mais empregos e melhores salários”, lideranças de diversas categorias defenderam bandeiras como a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, o fim do fator previdenciário, melhores condições de saúde, educação e segurança. Aproveitaram para manifestar apoio aos professores baianos da rede estadual que estão em greve por reajuste salarial (luta pelo piso nacional) desde 12 de abril.

Palavra de ordem central: "Desenvolvimento com menos juros,
mais empregos e melhores salários"
Várias entidades sindicais participaram do ato do Dia do Trabalhador
O PCdoB (Partido Comunista do Brasil), que é ligado à CTB, e o PSB (Partido Socialista Brasileiro) marcaram presença. Seus pré-candidatos à prefeitura de Salvador – deputada federal Alice Portugal e deputado estadual Capitão Tadeu, respectivamente – discursaram. Ainda do PCdoB, falaram os deputados Daniel Almeida (federal, presidente estadual da legenda) e Álvaro Gomes (estadual), além do presidente da CTB-Bahia, Adilson Araújo, e o sindicalista Everaldo Augusto, que inovou: recitou parte do poema O Operário em Construção, de Vinícius de Moraes.

Também lideranças ligadas às outras centrais apresentaram suas bandeiras de luta, a exemplo de Nair Goulart, presidente da Força Sindical na Bahia, e Adalberto Galvão, conhecido por Bebeto, presidente do Sindicato da Construção Pesada.

A animação musical foi feita pelos grupos Canjerê de Sinhá (ver vídeo logo abaixo), Batifum e Trio Nordestino, além de Gerônimo, conhecido cantor e compositor baiano. Foram sorteados um carro zero (Ford K), duas motos, três computadores portáteis e três TVs de 32 polegadas. Segundo Ailton Araújo, dirigente da CTB, qualquer cidadão presente ao ato, maior de 16 anos, poderia preencher o cupom e participar do sorteio, contanto que não fosse dirigente sindical (ou parente próximo).

Comentários