O DIA EM QUE WAGNER MOURA HUMILHOU A REVISTA VEJA


Por Luis Soares, do site Pragmatismo Político, postagem de 22/09/2011


Sem papas na língua, ator revela que não concede entrevistas à revista por considerá-la conservadora, reacionária e de extrema-direita


Os acontecimentos recentes que despertaram as inúmeras falcatruas da revista Veja, e, consequentemente, empurram a publicação para um poço sem fim, com crescente perda de credibilidade, nos remetem à entrevista que o ator global Wagner Moura concedeu à Caros Amigos.


A entrevista é atemporal pela atualidade do conteúdo, e sobreviverá enquanto a Veja não desistir de tratar o leitor com a irresponsabilidade característica dos semeadores de dissimulações.


As palavras de Wagner Moura são irretocáveis, confira:


“A linha editorial da revista Veja, uma revista de extrema direita brasileira. Eu me lembro claramente de uma capa da revista Veja que me indignou profundamente, sobre o desarmamento, que dizia assim: “Dez motivos para você votar ‘Não’“. Eu me lembro claramente da revista Veja elogiando Tropa de Elite pelos motivos mais equivocados do mundo. E semana sim, semana não está sacaneando colega nosso: Fábio Assunção, Reynaldo Gianecchini, de uma forma escrota, arrogante, violenta. Outro motivo é que na revista Veja escreve Diogo Mainardi! Eu não posso compactuar com uma revista dessas, entendeu? Conservadora, elitista. Então, não falo com a revista Veja, assim como não falo para a revista Caras. Agora, a mídia é um negócio complexo, importante.”


O posicionamento do ator deve servir como estímulo ao exercício da autocrítica não apenas para os editores e colunistas da revista, que normalmente reservam pedestais para artistas oriundos da emissora dos Marinho, mas para os seus colegas de profissão, carentes de personalidade, de identidade, e que quando não optam por abraçar o muro ao serem pressionados, compactuam com o que há de mais atrasado na história política republicana desse país.


Cantor Lobão exalta a ditadura militar e ataca Chico Buarque e Che Guevara


Do site Pragmatismo Político, postagem de 01/06/2011


Entre aplausos e vaias, o egocêntrico classificou a esquerda brasileira de “gente rancorosa e invejosa” e diz que torturadores arrancaram “apenas umas unhazinhas”


Lobão pirou de vez. De crítico da indústria da música e do regime militar, no passado, ele hoje se converteu num direitista bravateiro. Até parece que faz as suas declarações bombásticas para atrair os holofotes. Mas agora ele exagerou.


Durante o Festival da Mantiqueira, ocorrido na cidade de São Francisco Xavier (SP), ele criticou o cantor João Gilberto – que “virou um ser sagrado e nós temos que destronar tudo o que é sagrado” –, atacou Chico Buarque e ainda afirmou que “a MPB é de uma mediocridade galopante”.


“Torturadores arrancaram umas unhazinhas“


Entre aplausos e vaias, o egocêntrico classificou a esquerda brasileira de “gente rancorosa e invejosa”. No auge das suas baboseiras reacionárias, Lobão afirmou que há “um excesso de vitimização na cultura brasileira… Essa tendência esquerdista vem da época da ditadura. Hoje, dão indenização para quem seqüestrou embaixadores e crucificam os torturadores que arrancaram umas unhazinhas”.


Lamentável. O que não se faz por dinheiro e por alguns minutos de fama na mídia brasileira.


Leia abaixo a fala de Lobão:


A gente tinha que repensar a ditadura militar. Por que as pessoas acham… Essa Comissão da Verdade que tem agora. Por que que é isso? Que loucura que é isso? Aí tem que ter anistia pros caras de esquerda que sequestraram o embaixador, e pros caras que torturavam, arrancavam umas unhazinhas, não [risos]. Essa foi horrível [risos]. Mas é, é bem isso. Quem é que vai falar isso? Quem é que vai ter o colhão de achar que bunda de pinto não é escovinha? Porque não é. Não é. Então é o seguinte: a gente viveu uma guerra. As pessoas não estavam lutando por uma democracia, as pessoas estavam lutando por uma ditadura de proletariado. As pessoas queriam botar uma Cuba no Brasil, ia ser uma merda pra gente. Enquanto os militares foram lá e defenderam nossa soberania”.


Em seguida Lobão afirma que Che Guevara foi um facínora que assassinou camponeses.


“Por que ele [Che] é mais humano que um torturador? Essa é uma pergunta que é capciosa, é corrosiva, mas é pertinente. Então os caras que sequestravam fulano, beltrano, então eles eram mais bonzinhos do que o cara que arrancava unha nos calabouços? Vamos fazer essa equação? Empate, cara. Pensa bem. Tem que ser um cara muito escroto pra poder falar sobre isso, mas é a pura verdade."

(As declarações de Wagner Moura sobre Veja foram lembradas no Facebook por Janio Rego, meu velho companheiro de redação na Tribuna da Bahia, e por Arnor Silva).

Comentários

Anônimo disse…
Devem ter sido o(s) ovo(s) que joguei no João Luiz quando ele veio tocar (num evento da Converse) à uma da matina de um dia de semana num estacionamento aqui do lado de casa.

Un saludo desde a Paulicéia

Rodrigo A.
Toquinho disse…
Eu que já tive a oportunidade de vê o Lobão no acampamento da juventude, Fórum social Mundial 2003, com a sua irreverência costumeira, abraçando causas nobres e metendo a taca nos agentes da repressão de outrora, agora, me aparece um Lobão, numa versão reacionária, falando cobras e lagartos dos combatentes revolucionpários de outrora, e até vilipendiando a memória daqueles quen tombrama na luta socialista. Me pergunto, como no refrão da música, será que "... nossos ídolos ainda são mesmos, e as aparêcnias não enganam, não..."??
Querem destruir até os nossos mitos, será???

Um grande e saudoso abraço,

Toquinho
Jadson disse…
Olá, Rodrigo (Arriagada, certo?), abraços, só assim eu descobria o nome da fera. Pelo o que ele diz hoje, mereceu o(s) ovo(s).

Grande Toquinho, pois é, companheiro, eu tomei um espanto também, tem gente que parece que com a idade vai apodrecendo tudo, não só fisicamente. Mas deixa pra lá, vamos em frente, grande abraço.
Aqui em Aracaju ele agrediu a plateia, mandou todos os coveres coitados, tomar nú........, parece até que ele nunca coveou......
Quanto as unhas, nunca arrancaram as dele então fica mais deficil para ele julgar, além de que ele não é juiz não tem competência nessa área.
Jadson disse…
Olá, Luiz, vc fincou raízes aí por Aracaju, grande abraço, tenho estado ultimamente com Cidélia, principalmente nas coberturas dos movimentos sociais, e também com Edinho, fiz inclusive uma viagem com ele a Brotas de Macaúbas quando dos 40 anos do assassinato de Lamarca e Zequinha.
Quanto ao Lobão, é isso mesmo, companheiro, como se diz, pimenta nú... dos outros é refresco.
VERDADE disse…
Então fica claro que o autor deste blog não conhece ou não quer enxergar quem realmente foi Che Guevara, responsável diretamente por mais de 400 mortes de inocentes, e autor do Golpe comunista que matou até hoje, 110 mil inocentes em Cuba, que antes da revolução era a 3a maior economia da América Latina.

Frases que enalteciam o ódio e o assassinato de dissidentes (não suporta o contraditório), assim como PEDAGOGIA DO PAREDÃO foram palavras que borbulhavam de sua boca suja, e a história conta: não tomava banho. Faliu o Banco Central de Cuba.

Hoje, o que restou de Cuba não se justifica culpar outras nações por este fracasso pessoal.

Fidel Castro é o único rico daquela ilha da mentira, onde até o carrinho de hotdog pertence ao Estado. As prostitutas se multiplicam em velocidade record, e vendem seus corpos por 1 dolar, ou um prato de comida. A medicina e os médicos cubanos são tão bons que nenhum consegue passar no REVALIDA, e o programa no Brasil já está dando merda. Os médicos estão fugindo da escravidão. Ganham um décimo do que paga nosso governo, não podem escolher onde querem trabalhar, não podem trazer suas famílias que ficam reféns em Cuba, não podem pedir extradição, não podem sair do alojamento onde vivem, não podem ter internet nem telefone. Se faltar 2 dias seguidos, a polícia federal vai atrás.

E depois me aparece Wagner Moura, o típico esquerda caviar, que critica o capitalismo mas faz adora os lucros dos filmes, inclusive em Hollywood.

Agora sobre o Lobão: ele esteve correto em criticar os abusos da ditadura na época. E correto também em criticar terroristas que matavam, sequestravam, roubavam, explodiam bombas em nome de uma democracia que só conhecemos em Cuba.