COMUNIDADE DO QUILOMBO RIO DOS MACACOS (BAHIA-BRASIL) DENUNCIA CERCO POLICIAL (vídeo)


Vídeo postado no blog Combate ao Racismo Ambiental, com a observação de que foi feito no domingo, dia 4/março, com a comunidade e seus parceiros, denunciando a situação no Quilombo Rio dos Macacos. (Produção MidiaÉtnicaVídeos). Há outro vídeo com a audiência pública do dia 27/fevereiro, referida nos textos abaixo. (Os dois vídeos foram postados hoje, dia 6/março).



Matéria do blog Combate ao Racismo Ambiental, mantido por Tania Pacheco, postagem de ontem, dia 5/março. Apesar de, ao longo da matéria, haver a informação de que "um testemunho não identificado da Marinha" teria dito que a presença das tropas seria coincidência e manobra de rotina, está aí a reação da comunidade quilombola e entidades/militantes solidários. O título acima é deste blog. O título original é "Brasil: Quilombo Rio dos Macacos resiste a cerco policial".


O Quilombo Rio dos Macacos, uma das comunidades mais antigas de descendentes de escravos no Brasil (próximo à cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador-Bahia), despertou na manhã de ontem, domingo, dia 4 de março, sob ameaça de despejo e cercada pela polícia militar. A ordem de reintegração de posse das suas terras, no estado da Bahia, onde vivem mais de 50 famílias, está a ser feita pela Marinha do Brasil e tinha data marcada para este domingo, conforme o Global Voices reportou a 21 de fevereiro. No entanto, numa audiência realizada a 27 de fevereiro com o Governo Federal, ficou garantido em nota oficial que o despejo seria suspenso por cinco meses, até a conclusão do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “O Artigo 68 da Constituição de 1988 e o Decreto 4887/2003, garantem os direitos da ocupação secular da Comunidade”, explica a socióloga e Presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra na Bahia, Vilma Reis, uma das primeiras a reagir publicamente na manhã do dia 4 para anunciar o cerco policial:


“Marcada para a hoje, 04.03.2012, e suspensa por ação da Presidência da República (Secretaria Geral, SEPPIR [Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial] e FCP [Fundação Cultural Palmares]), a tomada do Território do Quilombo Rio dos Macacos está neste momento vivendo uma grande tensão, pois neste momento já tem mais de 03 caminhões de fuzileiros dentro da Comunidade, cada um com cerca de 80 homens, do lado de fora tem os militares da Bahia (que não podem entrar) e 01 trator posicionado no portão da Vila Naval, área tomada da comunidade há 42 anos atrás”.


(A notícia me foi enviada pela companheira Zoraide Vilasboas, da Associação Movimento Paulo Jackson – Ética, Justiça, Cidadania)

Para ler a matéria completa, clique aqui.



Solidariedade das Pastorais Sociais da Bahia e Sergipe


Também reproduzido do blog Combate ao Racismo Ambiental, postagem de hoje, dia 6/março


As Pastorais Sociais do Regional Nordeste III – Bahia e Sergipe -, reunidas no último domingo, 04/03, se solidarizaram com a comunidade quilombola Rio dos Macacos, ameaçada de perder seu território para a Marinha do Brasil. No encontro, refletiram sobre a situação de sofrimento e as constantes ameaças vividas pelos moradores do Quilombo Rio dos Macacos e Tororó, apesar das garantias de que a reintegração de posse em favor da Marinha ficaria suspensa por cinco meses, expressadas na audiência pública realizada no dia 27 de fevereiro de 2012, com a presença do representante da Secretaria Geral da Presidência da República. Em nota, as Pastorais Sociais repudiam os atos de intimidação e agressão contra os quilombolas.


Para ler a nota completa, clique aqui.

Comentários