SAIBA QUEM É MARCO PRISCO, O PRINCIPAL LÍDER DA GREVE DA PM NA BAHIA


Marco Prisco, o líder da greve de PM's
(Foto: Edivaldo Fogaça)
(Texto e foto reproduzidos do site do jornal baiano Correio, postagem de 03/02/2012)


Expulso da corporação em 2002, Soldado Prisco lidera o movimento de policias na Bahia

Desde a última quarta-feira (01), o nome de Marco Prisco Caldas Nascimento, o Soldado Prisco, circula por todo estado da Bahia como o principal líder do movimento grevista de parte da Polícia Militar. Coordenador da Associação dos Policiais e Bombeiros (e de seus Familiares) do Estado da Bahia (Aspra-BA), ele virou uma das peças chaves na negociação entre o grupo da corporação e o governo estadual. A vida de servidor público, entretanto, começou no ano de 1999, quando ingressou na Polícia.

Dois anos depois de atuação na PM, Prisco foi um dos protagonistas da greve de 2001, ocasião em que a Polícia Militar suspendeu completamente as atividades reivindicando melhores condições de trabalho e melhores salários e causou pânico total em toda a capital baiana. Por conta da repercussão ocasionadas pelo episódio e pela tentativa de aquartelamento na sede do 8º BPM/São Joaquim, ele foi demitido em nove de janeiro de 2002 e, com a exoneração, iniciou uma campanha junto a outro membros da categoria para a readmissão.

"Fui anistiado pela lei federal em janeiro de 2010, mas não fui reintegrado ainda. Que nesse ano com a graça do Senhor, o meu advogado maior, a vitoria vai chegar", escreveu no começo do ano na página pessoal do Facebook, comentando os dez anos de afastamento.

Aproveitando a visibilidade que conquistou, foi candidato a deputado estadual pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), em 2010. Com discurso pró-melhorias da polícia militar, mas sem votação expressiva, ele foi derrotado nas urnas. Apesar disso, deu continuidade a carreira política através do Movimento Polícia Legal (MPL) e assumiu, mesmo estando afastado do quadro da PM, a presidência da Aspra-Ba.

Além da atuação na Aspra, Prisco se envolveu em movimentos grevistas em outros estados da federação. Em Roraima, chegou a participar da ocupação do prédio do Comando de Policiamento da Capital. No relatório enviado pela PM da Bahia para a PM de Roraima, Prisco é tratado como um indisciplinado, ressaltando "que seus interesses são de cunho inteiramente pessoais e que o modus operandi é exatamente igual àquele que empregou quando de sua participação na greve promovida na Polícia Militar da Bahia".

Ainda naquele estado, foi acusado de cometer crime de falsidade ideológica por ter se apresentado publicamente e diante das autoridades políticas como "deputado estadual baiano". Durante a greve em Roraima, chamou o chefe do executivo de "governador bundão" e de "incompetente". Também foi responsável por participar e articular as mobilizações políticas da greve da Polícia Militar no Maranhão.


Acusações


Durante o desenrolar das mobilizações que culminaram na paralisação parcial das atividades, Prisco disparou acusações contra o governador Jacques Wagner e o Partido dos Trabalhadores. Segundo ele, tanto Wagner quanto a cúpula do PT foram os responsáveis por patrocinarem a greve de polícia em 2001. Teria ocorrido uma doação ao movimento grevista de mais de R$3 mil, além da colocação de veículos à disposição dos policiais.

“Todos eles estiveram lá, Pelegrino inclusive, e nos apoiaram. Eu fiz até campanha para o governador na primeira eleição. Como ele pode ser considerado um democrata? Ele bancou naquele período a greve e agora sequer faz cumprir a lei. É um traidor", declarou no encontro com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo.Concentrados na Assembleia Legislativa, Prisco e os demais policiais não atenderem a ordem judicial para que a greve seja suspensa imediatamente, sob pena de multa de R$ 80 mil, por cada dia de paralisação.

Com a tensão instaurada na ruas de Salvador e de cidades do interior, como Feira de Santana e Camaçari, a Força Nacional e o Exército começaram a desembarcar na capital baiana. Mesmo assim, foram registrados saques e denúncias de arrastões em alguns pontos da capital e do interior.


Algumas fotos do movimento dos PMs baianos (todas reproduzidas da Internet):
Greve aprovada em assembleia no Ginásio dos Esportes dos bancários, no
final da tarde da terça-feira, dia 31
Uma parte dos grevistas, inclusive lideranças, está acampada na
Assembleia Legislativa
Tropas do Exército ajudam no policiamento
Muitas casas comerciais foram saqueadas e depredadas


Emiliano José: "O governador está firme e seguro ao não negociar com pessoas armadas que ameacem o Estado Democrático de Direito"


(Matéria distribuída pela Assessoria de Comunicação de Emiliano, de 03/02/2012)


O deputado federal Emiliano José (PT-BA) afirmou em entrevista que o governador baiano Jaques Wagner está enfrentando de modo firme e seguro a situação de greve instaurada por "uma pequena parcela da PM". Emiliano José fez questão de ressaltar que as providências estão sendo tomadas e que a situação de "pessoas armadas, ameaçando o estado democrático de direito, não deve ser tolerada".

O deputado disse que o governador está disposto a negociar "com quem também está disposto a negociar". Sobre o fato de mais de mil policiais ainda estarem acampados em frente à Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia, ele garantiu que as providências já estão sendo tomadas. "Vamos adotar as providências que devem ser adotadas", disse.

Histórico

O deputado também ressaltou que é curioso ver pessoas que não têm autoridade na área de segurança pública darem opiniões sobre o que vem acontecendo. Ele condenou o "aproveitamento político" que o presidente do partido Democratas, José Carlos Aleluia, e o deputado federal ACM Neto tomaram com a situação. "Na greve de 1981, o então governador ACM mandou resolver a situação a bala e matou gente. O avô do Neto, que está tentando dar lição a gente. Já em 2001, a situação só foi resolvida com o apoio da oposição (na época o PT). E agora eles querem tirar proveito político disto", reclamou.

Para reforçar o policiamento ostensivo no estado, um grupo formado por 150 policias da Força Nacional de Segurança chegou à capital baiana na noite desta quinta feira, 02. O efetivo já iniciou o trabalho de patrulhamento na cidade. De acordo com o comandante da tropa, capitão Luigi Gustavo Pereira, a estratégia de atuação foi definida em conjunto com a cúpula da Segurança Pública do Estado e tem o objetivo de atender às necessidades da população. Outro efetivo, com cerca de 500 homens, está se deslocando por terra, e começa a chegar nesta sexta à capital baiana.

Além dos 650 homens da Força Nacional de Segurança, formada por policiais militares de todos os estados, dois mil soldados do Exército também chegam, no mesmo dia, à Bahia. As forças federais de apoio foram solicitadas ao Ministério da Justiça pelo Governo do Estado para restabelecer a segurança.

Agora à tarde, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, se reúnem com o comandante da VI Região Militar, general Gonçalves Dias, para definir a participação do Exército no reforço à segurança no estado. "Vamos reforçar a sensação de segurança, já que a PM está nas ruas e apenas uma minoria vem promovendo atos de vandalismo", afirmou Barbosa, em entrevista coletiva no auditório da SSP, ao lado do coronel Castro e do delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge.

 

Observação do Evidentemente: Segundo o noticiário do Portal Terra, em postagem de hoje, dia 4, a estimativa do número de policiais militares em greve é de cerca de 10 mil (acrescenta este blog: em torno, portanto, de um terço do efetivo total da corporação no estado. Pode-se deduzir daí que os cerca de três mil homens do Exército e da Força Nacional de Segurança esperados para substituir os grevistas representam um número bem pequeno).


Conforme ainda o Portal Terra, as principais reivindicações da categoria são:


- a criação de um plano de carreira;
- pagamento da Unidade Real de Valor (URV);
- adicionais de periculosidade e insalubridade;
- gratificação de atividade policial incorporada ao soldo;
- anistia para os grevistas;
- revisão do valor do auxílio alimentação;
- e melhores condições de trabalho.

Comentários

Dio disse…
Que luta é essa que derrama o sangue dos seus? porque nao foi invadido a residencia oficial do governo? porque nao foi feito os politicos refen ao invès de crianças que estao sendo usadas como escudo na assembleia legislativa da Bahia? quem sao essas pessoas que promovem o terror em nome de um ideal que eles mesmos ja sabiam que estava longe de ser alcançado? Porque tratam um foragido da justiça como um lider-nato acimoa de qualquer autoridade? pois sendo eu um cidadao sei que a amior autoridade no meu pais è a do pade EXECUTIVO e segue-se a hiererquia. Como pode meros policiais achar que estao acima do estado democratico de direito colocondo em pratica coletiva o abuso de poder impondo suas decisoes com arma em punho doa a quem doer? quais serao as medidas que o Governo Federal tomara a esse respeito? Pois se trata de uma facçao que esta se formando no Estado com tendencias migratorias.Reconheço a necessidade das reevindicaçaoes com exeçao dos mandados de prisao; e gostaria muinto que os pedidos de reajustes salarial e abonas fossem atendidos. mas abomino como cidadao brasileiro pagador de imposto a imposisao por arma de fogo,citaçao ao terror e panico que esta sendo instalada em nosso estado . Se decisoes Federais nao forem tomadas o governo continuara desmoralizado. Aprendam o significado de DEMOCRACIA e apliquem em suas vidas porque as nossas voces estao destroindo sem DEMOCRACIA!!!
Dio disse…
Que luta é essa que derrama o sangue dos seus? porque nao foi invadido a residencia oficial do governo? porque nao foi feito os politicos refen ao invès de crianças que estao sendo usadas como escudo na assembleia legislativa da Bahia? quem sao essas pessoas que promovem o terror em nome de um ideal que eles mesmos ja sabiam que estava longe de ser alcançado? Porque tratam um foragido da justiça como um lider-nato acimoa de qualquer autoridade? pois sendo eu um cidadao sei que a amior autoridade no meu pais è a do pade EXECUTIVO e segue-se a hiererquia. Como pode meros policiais achar que estao acima do estado democratico de direito colocondo em pratica coletiva o abuso de poder impondo suas decisoes com arma em punho doa a quem doer? quais serao as medidas que o Governo Federal tomara a esse respeito? Pois se trata de uma facçao que esta se formando no Estado com tendencias migratorias.Reconheço a necessidade das reevindicaçaoes com exeçao dos mandados de prisao; e gostaria muinto que os pedidos de reajustes salarial e abonas fossem atendidos. mas abomino como cidadao brasileiro pagador de imposto a imposisao por arma de fogo,citaçao ao terror e panico que esta sendo instalada em nosso estado . Se decisoes Federais nao forem tomadas o governo continuara desmoralizado. Aprendam o significado de DEMOCRACIA e apliquem em suas vidas porque as nossas voces estao destroindo sem DEMOCRACIA!!!