RESGATE DA MEMÓRIA DE LAMARCA NOS 40 ANOS DE SEU ASSASSINATO


A praça principal da pequena cidade de Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, ficou lotada
para assistir o documentário sobre Lamarca e Zequinha (As fotos são da equipe da revista
Noite & Dia, de Seabra)
Olderico Barreto, irmão de Zequinha, e Reizinho Pereira dos Santos, autor do filme
De Salvador (Bahia) – Um documentário foi lançado no último dia 29 e uma vasta programação está sendo preparada para os dias 17 e 18 de setembro, para marcar os 40 anos do assassinato do capitão do Exército Carlos Lamarca e seu companheiro de militância política José Carlos Barreto, o Zequinha. Os dois militantes da esquerda caíram no dia 17 de setembro de 1971 sob as balas de um comando repressivo da ditadura no povoado de Pintada (município de Ipupiara, microrregião da Chapada Diamantina, interior da Bahia), pertinho do limite com Brotas de Macaúbas, cuja sede é uma pequena cidade a cerca de 600 quilômetros de Salvador.


Assim como o filme – “Do Buriti à Pintada”, roteiro e direção de Reizinho Pereira dos Santos, um poeta muito conhecido na região -, os demais eventos serão concentrados basicamente em Brotas de Macaúbas, terra natal de Zequinha e onde vivem seus familiares, como o irmão Olderico Barreto, ferido e preso no início dos episódios que detonaram a caçada a Lamarca e Zequinho. Foi onde o capitão guerrilheiro viveu, no povoado de Buriti Cristalino, os dois últimos meses de vida, isolado no mato fugindo da repressão e sonhando em fazer guerrilha rural para derrubar a ditadura.


O documentário teve lançamento nacional, portanto, entre uma parte da população que viveu – muitos se lembram e alguns dão seu depoimento no filme - o clima de guerra para matar os dois patriotas. A praça principal da cidade de Brotas de Macaúbas, Praça Dr. João Borges, estava cheia de gente, incluindo caravanas de cidades vizinhas. Foi uma noite de emoção e homenagens aos que lutaram pelo fim do regime militar, pela democracia e muitos também pelo socialismo. Além da exibição do filme, houve apresentação de grupos teatrais e cantores da região, tudo direcionado para valorizar a luta do povo e a cultura popular.


Barraca armada na praça para divulgar material relacionado com o documentário
Goiano (no meio, de chapéu e camisa escura, com o grupo do Projeto Velame Vivo): "O autor
do filme soube captar os sentimentos da população local"
O filme, que se restringe ao período vivido por Lamarca na região, parece ter agradado aos assistentes. José Donizete, conhecido por Goiano, por exemplo, destacou a capacidade do autor em captar os sentimentos das pessoas da área, sem cair na tentação de explorar o sangue, a matança. Ele elogiou especialmente o tocante depoimento do pai de Zequinha, José Barreto, na época da “guerra” com 65 anos (morreu em 1995), vítima de bárbaras torturas; e o de João Lopes Salgado, dirigente de organizações clandestinas de luta armada que tinha ligação com Lamarca. (Goiano fazia parte de uma caravana da vizinha cidade de Seabra, organizada pelo Projeto Velame Vivo, movimento social que atua na Chapada).

“Eles foram denegridos com a imagem de terroristas, mas nós sabemos que a história é outra”


“É o momento de resgatar a memória, fazer justiça aos nossos heróis, para que a população se aproprie da história verdadeira. Lamarca e Zequinha foram denegridos com a imagem de terroristas, mas nós sabemos que a história é outra”, comentou o prefeito do município, Litercílio Júnior, do PT, 42 anos, agrônomo. O resgate da memória na região, aliás, foi iniciado desde que os petistas ganharam a prefeitura que esteve por 46 anos nas mãos de grupos da Arena/PFL/DEM.


O prefeito Litercílio Júnior: "Resgatar a memória para que a população se aproprie da
história verdadeira"
O repórter/blogueiro entrevistando Roque Aparecido da Silva, que faz parte da coordenação
dos eventos programados para 17 e 18 de setembro próximo
O dia 17 de setembro, data do assassinato de Lamarca e Zequinha, já é feriado municipal, iniciativa tomada a partir da realização, em 2009, do Fórum do Direito à Memória e à Verdade. E está em construção o Santuário dos Mártires, em Pintada, local da matança, para onde serão levados os restos mortais de Zequinha e de outros militantes, inclusive de Lamarca, dependendo de entendimentos com os familiares.


A programação dos dias 17 e 18 de setembro próximo (sábado e domingo) será intensa. Roque Aparecido da Silva, sociólogo ultimamente trabalhando em Salvador e companheiro de Zequinha na famosa greve dos metalúrgicos de Osasco, em 1968, faz parte da coordenação dos eventos e participou também do lançamento do documentário. Ele informou que para o principal ato público, em Brotas de Macaúbas, no dia 17, está prevista a presença da ministra de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, e de várias outras autoridades, bem como de representantes de movimentos sociais e entidades vinculadas à luta pelos direitos humanos. Haverá eventos também em Pintada. E está incluída na programação uma homenagem ao geógrafo baiano Milton Santos, que morreu há 10 anos e é filho do município.


(Neste meu blog já foram postados três vídeos sobre o lançamento do documentário em Brotas de Macaúbas: dois com os pronunciamentos de Olderico Barreto e de Reizinho Pereira e outro com Djalma Novaes, o Piau, de Seabra, cantando Caminhando, de Geraldo Vandré).

Comentários

goiano.goia disse…
Companheiro Jadson, a minha admiração por você vêm de muito tempo, acho que por isso, sempre faço o registro (com todo orgulho) que você foi o primeiro comunista da nossa Seabra. Companheiro, o que me alegra e ao mesmo tempo me dá força para continuarmos sonhando com a democracia, a liberdade e o socialismo, são os registros feitos por pessoas sérias com o Reizinho, o povo na praça de Brotas, e não poderia deixar de citar o seu compromisso com as causas sociais, hoje, através dos registros postados nesta excelente revista eletrônica(blog) que já faz parte do meu cotidiano. Camarada, uma coisa me chamou atenção em sua matéria, sobre o capitão Lamarca, quando cita que ele queria fazer a revolução camponesa, parece-me que não era esse o objetivo, Lamarca foi pra a região apenas para se esconder da repressão, pois, não só a organização dele como toda a esquerda brasileira não tinha onde esconde-lo,haja visto o próprio depoimento do Salgado "Lamarca vagou por 15 dias no Rio de Janeiro e dormia nos onibus, nós não tinhamos onde esconde-lo". Foi tentado tirá-lo do Brasil, mas, ele não aceitava, a família dele sim, foi para Cuba, porém, ele não quis.Se eu estiver errado, por favor, quero se corrigido.
Jadson disse…
Grande companheiro, obrigado pelos elogios, seus comentários engrandecem meu blog.
Não falei exatamente que Lamarca queria fazer "a revolução camponesa". Disse que ele sonhava com a "guerrilha rural".
Entrando na linha programática da visão revolucionária de Lamarca e as organizações por onde ele passou, creio que vc está correto. Pelo que sei, realmente seu programa estratégico era a revolução socialista e não aquela etapa democrática e nacional (por extensão, também camponesa), como defendia, por exemplo, o PC do B.
Quem estava certo, aí é assunto para muita discussão.
Roque Silva disse…
Companheiro Jadson,

Muito bom o seu Blog, parabens por tudo o que você postou sobre o lançamento do Filme do Reizinho em Brotas no dia 29. O filmr está muito bom, transmite uma visão clara e objetiva dos acontecimentos. Mais uma vez parabéns.

Só tem uma pequena correçãO a ser feita. Quando você cita o nome completo do Zequinha, fala de José Carlos Barreto. Na verdade é José Campos Barreto.

Abraços e muito sucesso.

Roque
Jadson disse…
Caro Roque, obrigado pelo elogio e pela correção do nome do Zequinha.
Certamente nos vemos aí pela frente, pretendo cobrir os eventos de 17/18/setembro lá em Brotas de Macaúbas.
Grande abraço, companheiro.
Este comentário foi removido pelo autor.
Eh, meu companheirinho Jadson Oliveira de vida e blogesfera, eu aqui nas bandas do Norte, lendo esse post, veio uma saudade danada do meu "Pai" Antonio Olavo, vi esse filme de Reizinho nascer, Olavo, sempre ele, incentivou e deu as dicas profissional e de vida honrada, para Reizinho não desistir desse lindo documentário. Lembro que ofereci abrigo ao Reizinho quando ele viesse para as bandas do Norte entrevistar o Salgado, que andou com Lamarca em Brotas, e hoje vive aqui, Acho que em Conceição do Araguaia no Pará (O Norte é grande e Reizinho não teve tempo de passar aqui para me da um abraço, mas o convite para passar o filme aqui está de pé, fala com ele).
Quando vejo o tal de Jobim, parente distante do Maestro Antonio Carlos Jobim, desafinado o tom e paparicando os milicos e tentando brecar as verdades dos tempos duros da ditadura ( Dilma mandou ele pastar), fico pensando, que a história, a nossa história, não vai morrer nunca. Enquanto tiver cabras com vc. Reizinho, Meu pai Olavo, Goiano e outros que estão na luta pela verdade do nosso Povo. abcs. vou postar amanhã no blog ananindeuadebates. abcs.
Léa disse…
Companheiro, tenho muita admiração por vc e pelo seu grande trabalho jornalistico. Saudades, beijão.
Jadson disse…
Rui, achei o filme do Reizinho realmente muito bom. Valeu a ida a Brotas de Macaúbas, quero voltar lá 17/18/setembro, quando haverá muita coisa marcando os 40 anos do assassinato. Na oportunidade, falarei com Reizinho teu convite para passar o documentário por aí.
Pedi a Goiano pra transmitir teu convite, pois ele provavelmente terá contato antes com Reizinho.
Vamos em frente, companheiro.

Quanto ao carinho da amiga Léa, expressado aí acima, fico muito grato. Beijão pra vc e nosso baiano/suíço.
Dilton Aécio disse…
Caro Jadson,

Magnifico o trabalho de Reizinho. Eu, brotense que aos 11 anos vi pessoalmente a cena do cartaz, não resistí. Comecei assistir no sofá e, ao final, estava sentado no chão, a dois palmos da televisão. As lembranças são dolorosas e para sempre. Mortos por sonharem com a liberdade e a fraternidade.

Aí vejo a foto da turma de Seabra e identifico um monte de sonhadores, libertários e irmãos.

Definitivamente, o sonho não acabou.

Parabéns pelo blog,

Dilton Aécio
Goiano,e toda a turma de Seabra,foi maravilhoso vocês terem vindos nos prestigiar,naquela linda noite.valeu.
Anônimo disse…
Caro Jadson!
Estou teu blog pela primeira vêz e desde já meus parabéns. Eu desde meus 12 anos venho acompanhando esta tragédia ocorrida no esquecido povoado de Buriti Cristalino e que se estendeu até o povoado de Pintadas. Eu desde 2006 venho não só pesquisando mais também entrevistando testemunhas oculares desta covarde agressão, principalmente os moradores de Buriti Cristalino.
HOMENAGEM AOS SEIS MÁRTIRES DA DIOCESE DE BARRA -BAHIAA

Saudade... é...

... levar dentro do coração
a presença de um ausente querido...
é sentir a emoção
de um amor perdido...
é ter a sensação
daquele abraço sentido...
saudade, é simplesmente,
sentir como permanente,
aquele alguém ausente,
cuja presença se pressente,
é aquele passado,
sempre lembrado,
que queremos de presente
no momento presente...
Esperamos que se apresente,
voltando em caráter permanente...
É um doce sentimento,
lembrado sem lamento,
de um momento de felicidade,
a ser lembrado apenas... com saudade

Mons.Bertolomeu Gorges

Lomeu@hotmail.com
HOMENAGEM AOS SEIS MÁRTIRES DA DIOCESE DE BARRA -BAHIAA

Saudade... é...

... levar dentro do coração
a presença de um ausente querido...
é sentir a emoção
de um amor perdido...
é ter a sensação
daquele abraço sentido...
saudade, é simplesmente,
sentir como permanente,
aquele alguém ausente,
cuja presença se pressente,
é aquele passado,
sempre lembrado,
que queremos de presente
no momento presente...
Esperamos que se apresente,
voltando em caráter permanente...
É um doce sentimento,
lembrado sem lamento,
de um momento de felicidade,
a ser lembrado apenas... com saudade

Mons.Bertolomeu Gorges

Lomeu@hotmail.com