A LIÇÃO DE MR. DOWE A UMA JORNALISTA DA BBC


Por Marco Aurélio Weissheimer (Reproduzido de Carta Maior, de 22/08/2011)

Não é raro assistir na televisão a um (a) entrevistador (a) brigando com o entrevistado. Com uma pauta prévia na cabeça, muitos jornalistas esperam que o outro lado apenas corrobore e ilustre tal pauta com algumas declarações. Quando isso não ocorre, as coisas podem sair do controle.

Foi o que aconteceu, dias atrás, com uma jornalista da BBC ao entrevistar um morador de um bairro da periferia de Londres sobre os distúrbios que sacudiram a Inglaterra dias atrás. A apresentadora tenta arrancar do entrevistado uma condenação aos protestos, mas escuta algo bem diferente. Diante da insistência da jornalista e da insinuação de que sua opinião devia-se ao fato de ele ter participado dos distúrbios, o entrevistado dá uma carraspana na dita cuja pedindo um pouco mais de respeito e dizendo que não estava ali para ser ofendido.

O testemunho que Mr. Dowe dá sobre a ação cotidiana da polícia britânica contra jovens negros parece ter ofendido a sensibilidade da jornalista que esperava ouvir outra coisa de um membro “da nossa comunidade”, como diz.

Comentários

Ernandes Santos disse…
Jadson, este vídeo é simplesmente fantástico! Lidar com o contraditório um é desafio aos apresentadores que esperam respostas previsíveis e programadas. O máximo é quando ele diz: "não é desordem, é insurreição popular".

Gostaria que você assistisse a este vídeo com conteúdo similar. A apresentadora da GloboNews não sabe o que fazer quando a entrevistada defende o uso das drogas.

http://www.youtube.com/watch?v=K6kRpsoqeC8
Jadson disse…
Boa dica, Ernandes, vi o vídeo, acho que vou postar aqui, da série "quando o entrevistado não segue o script"