VOOS DA MORTE: “IAM CAINDO COMO FORMIGUINHAS” (Notas argentinas)

De Buenos Aires (Argentina) - Na semana passada, dia 10, a Justiça mandou prender um advogado, um ex-policial e três ex-pilotos, acusados em processo que apura os chamados “voos da morte” durante a última ditadura argentina (1976-1983), nos quais presos políticos eram sedados e jogados de aviões nas águas do Atlântico e do Rio La Plata. Os ex-pilotos são envolvidos no assassinato de duas freiras francesas e mães de presos políticos fundadoras de “Madres” (Mães) da Praça de Maio, sequestradas e lançadas nos “vuelos de la muerte” em dezembro de 1977.


Um outro que está preso desde 2009 pelo mesmo motivo é o ex-oficial da Marinha Emir Sisul Hess. Trecho de relato feito à imprensa na época de sua detenção por pessoa que conviveu com ele:


- Não sentia pena daquela gente? – lhe perguntaram.


- Não, não sofriam. Levavam eles dopados e os atiravam ao rio – respondeu Hess na terceira pessoa. – Eram pessoas muito pesadas. Aqueles idiotas não sabiam onde iam parar: no Tigre, no Riachuelo ou no Rio Paraná. Iam caindo como formiguinhas.




Cardeal primaz chamado a depor


O cardeal primaz da Argentina, Jorge Bergoglio (foto), foi chamado por um Tribunal Federal a depor como testemunha em processo sobre o roubo de bebês durante a ditadura, o chamado Plano Sistemático de Apropriação de Menores. Um dos acusados neste processo é o ex-ditador Jorge Rafael Videla, já preso cumprindo duas condenações: uma de 25 anos e outra de prisão perpétua.


Em depoimento que deu neste processo, Estela de la Cuadra (filha de uma das fundadoras de “Abuelas” – Avós – da Praça de Maio e que tem sete familiares desaparecidos) relatou que seu pai, quando procurava uma filha (irmã de Estela) sequestrada e sua neta nascida em cativeiro, manteve correspondência com o religioso, que então era chefe dos jesuítas. E questionou uma declaração do cardeal de que não tomara conhecimento do roubo de bebês na época do regime militar.


Como alta autoridade da Igreja Católica, Bergoglio tem o privilégio constitucional, caso prefira, de ser ouvido em casa ou responder por escrito.



Cerco contra os cúmplices civis da ditadura


A Justiça da província (estado) de Buenos Aires começou a investigar os processos de adoção de todos os recém-nascidos supostamente abandonados na província durante a ditadura, na tentativa de encontrar casos de roubo de bebês de presos políticos desaparecidos (assassinados). O objetivo é determinar a responsabilidade dos juízes que atuaram nas adoções. A iniciativa está dentro da ofensiva da sociedade argentina no sentido de julgar e punir os cúmplices civis do regime militar.




Salário mínimo na Argentina


Informei aqui numa matéria recente que o salário mínimo na Argentina é 1.270 pesos. A informação está meio capenga. Este valor é o mínimo pago aos aposentados. O do pessoal na ativa é, na verdade, 1.840 pesos, superior, portanto, ao do Brasil (em torno de 440 dólares).


Comentários

Anônimo disse…
One ߋf tɦe mߋst fundamental variation includes tԝo forms of machines, tthe classic version ɑnd also
the video version. Modern advbents іn technllogy
hɑve giѵen tҺe use of machines that track everʏ measurable aspect ߋf
oսr workouts fгom the amߋunt of calories wе havce burned, tߋ the distance աe have covered оn an aerobic machine, to tɦе anabolic rate variances that occur ɑs
we exercise and pսt oսr metabolism іnto action. Thhe
leaves аre identified tօ hinder thе ability tօ taste sweetness οf a person and beϲause of tɦat it reduces thhe sweet inmtake of one person աho uses tɦis herb.


Feel free to visit myy рage :: อาหารลดน้ําหนักแบบง่าย
Anônimo disse…
If you do not know whether his records may have
been destroyed by this fire then include the information anyway, just in case.
In order to be able to use your new memory stick on your PSP, you'll have to format it.
Luckily, when classic games get the upgraded treatment, new features,
levels and other additions are also made to the games.



Take a look at my website ... how to hack gta 5