"MADRES": MAIS DE 30 ANOS BUSCANDO OS DESAPARECIDOS (VÍDEO)

Reforçando a fala gaguejante do nosso repórter:

Manifestação da última quinta-feira, dia 3, das Mães da Praça de Maio, com a participação de um pequeno grupo das "madres" da Linha Fundadora e de outro maior da Associação das Maes da Praça de Maio, que é presidida por Hebe de Bonafini (aparece no vídeo com blusa rosa, óculos escuros e o tradicional lenço amarrado na cabeça, que virou símbolo do movimento). O grupo da associação carrega duas faixas: na frente, Apoiamos o projeto nacional e popular, que é a proposta central da campanha de reeleição da presidenta Cristina Fernández de Kirchner; e a outra, atrás: Universidade Popular Mães da Praça de Maio - 10 anos de luta e resistência.

A consigna repetida pelos manifestantes: "Alerta, alerta, alerta, que estão vivos todos os ideais dos desaparecidos".

Correção: eu disse que a associação trabalha "não só na busca dos desaparecidos", pois tem um arco de atividades bem mais amplo. Está errado. Ela tem, realmente, uma atuação política bem ampla e diversificada, mas seus integrantes não trabalham mais na busca e identificação dos desaparecidos.

Amanhã ou depois, publico matéria ampla sobre as "madres" argentinas, hoje uma referência internacional quando se trata da luta em defesa dos Direitos Humanos. 

Comentários