VÍDEO 2: KIRCHNERISTAS BUSCAM UNIR E ORGANIZAR MILITANTES

De Buenos Aires (Argentina) - Este VÍDEO 2 é a continuação do VÍDEO 1 e deve (ou deveria) ser visto depois, apesar de estar na cabeça da página. É o final do ato de encerramento do Congresso Nacional da Militância dos kirchneristas. Fala o secretário geral da Presidência, Carlos Zannini. Foi o penúltimo discurso (tive sorte ao filmar este, pois o último, do presidente da Câmara dos Deputados, Agustín Rossi, achei menos interessante. Manteve a mesma ênfase de olho na reeleição de Cristina, porém falou mais do trabalho parlamentar).

Vou citar algumas frases do discurso de Zannini:

"...Isto prova que os processos históricos poderão retardar-se com sangue, porém são "indetenibles" (que não podem ser detidos, indetíveis), como no caso da Argentina, quando tem, este processo de mudança, uma profunda raiz popular, um profundo conteúdo nacional e uma necessidade da Pátria e do futuro..."

Diz que "esta Argentina é a que estamos tentando sepultar", quando menciona a existência de políticos vinculados aos poderes econômicos, ao referir-se a passagens de um "Livro Vermelho".

"Cada vez que avança Cristina com alguma medida, cada vez que Néstor avançou com alguma medida, o norte era favorecer os que menos possuem e construir uma Argentina onde valha a pena militar, trabalhar para chegar ao governo e ter aí a vontade do povo..."

Afirma que o povo argentino "quer expressar-se, quer fazer parte desta sociedade" e cabe aos governantes facilitar esse caminho.

E vai concluindo, atacado por uma rouquidão repentina: "Este país é indetível ("indetenible" é muito usada em espanhol, deve haver uma palavra melhor em português, mas não consigo achar), nunca voltaremos a ser colônia, este país tem futuro..."

Comentários