Todo ano Cuba faz tudo sempre igual

Parafraseando nosso grande Chico Buarque ("todo dia ela faz tudo sempre igual..."), todos os anos Cuba entra com um projeto de resolução nas Nações Unidas, condenando o bloqueio imposto à ilha pelo império dos Estados Unidos। E todo ano, por esmagadora maioria, os quase 200 países que compõem a ONU aprovam a resolução.

Este ano, na última quarta-feira, dia 28, o placar foi mais ou menos a mesma coisa: 187 votos a favor (ou seja, contra o bloqueio), três contra e duas abstenções (entre os votos contra, estão sempre, infalivelmente, Estados Unidos e Israel, e os demais são daqueles países que a gente não consegue memorizar os nomes).

Para que isso? Certamente para fins de notícia e propaganda. Porque, na verdade, nada muda, fica tudo sempre igual. Cuba, bloqueada, se virando. E o império, bloqueando e falando em democracia e auto-determinação dos povos.
Até quando, dona ONU? (Quosque tandem...?)।

É semelhante à situação de Israel e Palestina। Quantas resoluções (umas 400?) a ONU já aprovou condenando o holocausto (para usar uma palavra tão cara aos judeus) quase diário dos palestinos, massacrados pelo governo israelense, com o apoio do império estadunidense? Nada muda, os massacres se repetem.

Até quando, dona ONU?

Comentários

Mônica Bichara disse…
Boa pergunta, Jadson: até quando, dona ONU? E que Cuba continue insistindo na sua resistência, até vencer pelo cansaço.
Anônimo disse…
Engraçado que nessa semana uma aluna me perguntou sobre o caos social que vive Cuba por causa do regime que lá existe. E eu corrigi: se tem algum caos lá é material, devido ao embargo dos EUA.

Se uma estudante de nível superior só conhece Cuba por essa via, quem dirá todo resto do povo...

Fabiano