Movimentos sociais protestam nas ruas


De Curitiba(PR) – Foram mais de 20 entidades envolvidas na manifestação, inclusive o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), que tem o maior poder de mobilização dentr

e os movimentos sociais. Em torno de mil pessoas, a maioria com bandeiras vermelhas, percorreram ruas centrais de Curitiba gritando palavras-de-ordem em defesa do Brasil e do povo brasileiro. Foi a parte dos paranaenses na “jornada nacional de lutas”. O bordão central: “Os trabalhadores não vão pagar pela crise”.

A concentração iniciou-se a partir das 8 horas da sexta-feira, dia 14, na Praça Santos Andrade, no centro da cidade. E após cerca de duas horas de marcha – Rua João Negrão, Avenida Iguaçu (no bairro Rebouças) e Avenida Marechal Floriano -, os manifestantes retornaram ao centro para o encerramento na Boca Maldita, por volta de 13:30 horas.

Márcio e João Paulo: a comissão pró-Confecom vai às ruas
Uma manhã de muitos discursos inflamados, empenho e entusiasmo dos ativistas sociais para mostrar aos curitibanos as posições reais das esquerdas, sempre escondidas ou distorcidas pela maioria das TVs, rádios e jornais do país. Foram às ruas dizer que querem o petróleo brasileiro para os brasileiros, querem a reforma agrária, querem trabalho, justiça e dignidade para o povo, querem autonomia e altivez frente à voracidade dos grandes capitalistas nacionais e estrangeiros, querem a revolução socialista, querem a integração soberana da América Latina, querem a volta do presidente deposto por um golpe em Honduras.

Foram às ruas dizer que são contra a criminalização dos movimentos sociais, são contra o “derrame” de dinheiro despejado na goela insaciável das corporações financeiras (o dinheiro tem que ser para a educação, saúde e moradia), são contra os monopólios da mídia, são contra a matança diária de jovens (negros e pobres) nas periferias das grandes cidades, chega de demissão, de mentira, de corrupção!

São estes e outros mais os pontos abordados nos discursos, que começaram na Santos Andrade, defronte da Universidade Federal. Lá falaram os representantes do PT, PC do B, PSTU, PCB e PSOL (foi, portanto, como dizem as esquerdas, uma manifestação unitária). Também os deputados estaduais Tadeu Veneri e professor Lemos, ambos do PT. E houve apresentação teatral do Grupo Palco Escola, do Colégio Estadual Cruzeiro do Sul, que voltou a se apresentar no final.

Durante a passeata, houve uma parada em frente à sede dos Correios (já quase dobrando para a Avenida Iguaçu), abraçada simbolicamente em defesa do seu papel como empresa púbica (situação confirmada em recente decisão do Supremo Tribunal Federal – STF). Aí falou o deputado federal Dr. Rosinha, também do PT. Já quase chegando à Boca Maldita, ao passar por uma agência do Banco do Brasil, falou o presidente do Sindicato dos Bancários, Otávio Dias, lançando a campanha salarial deste ano.

A polícia controla o trânsito para a passagem dos manifestantes
Os discursos no carro de som, entremeados pelas exaltações dos incansáveis animadores – Darli Sampaio, do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores (Cepat), e Diego Moreira, do MST -, foram se sucedendo ao longo do percurso e no ato final, na Boca. Falaram representantes das centrais sindicais, das entidades estudantis, das mulheres, dos negros, dos diversos movimentos e organizações populares. O pronunciamento final, em nome da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), foi feito por Gustavo Erwin, chamado de Red (vermelho - além de militante de esquerda, ele é ruivo).

Há dois meses, o MST e outros movimentos já tinham agitado as ruas da capital paranaense e realizado debates dentro da mesma temática em escolas e bairros. A “jornada nacional de lutas”, como o enunciado indica, aconteceu em pelo menos uma dezena de estados, inclusive com atividades desde o início da semana, como foi o caso de Curitiba.

(O panfleto convidando para a manifestação é assinado por 24 entidades: CUT, CGTB, CTB, Intersindical, Assembleia Popular, Cebrapaz, CMB, CMP, Conam, FDIM, Marcha Mundial das Mulheres, MST, MTD, MTL, MTST, OCLAE, UBES, UBM, UNE, Unegro/Conen, Via Campesina, CNTE, Círculo Palmarino e Consulta Popular).

Comentários

Anônimo disse…
[url=http://pittsburghmom.com/members/Pokimon2010/default.aspx/][img]http://i048.radikal.ru/0910/57/9a759e833d4a.jpg[/img][/url]

10606 movies of scant DVD status

We be subjected to thousands of the hottest movies you've been waiting to supervise! And they're stylish ready in Hi-Def!
These movies are playable on most viewing devices including iPod, PDA (HandHelds), PC, DVD & DivX players.
There are absolutely no limits. Download as much as you require with incredibly gamy speeds. No additional software is required!
Really click on a tie-up, download a flicks and watch it on your favorite player.

[size=4][url=http://pittsburghmom.com/members/Pokimon2010/default.aspx]Sign Up[/url] today and forget about buying or renting DVDs offline. [/size]


[url=http://movies.aoaoaxxx.ru/][img]http://s43.radikal.ru/i102/0910/37/6c734f3ca5fb.jpg[/img][/url]





























[url=http://pittsburghmom.com/members/Pokimon2010/default.aspx][b]TOP 40 BEST Movies:[/b][/url]
Arabian Adventure
Army of the Dead
Hard Luck
Chasing Amy
Rocky V
Lovely by Surprise
Summer School
Not Another Teen Movie
Gabriel
Crimson Rivers II: Angels of the Apocalypse
Contact
Moonshot
Diamond Dawgs
Easy Money
Pocket Full of Rye, A
Duplex
Half Past Dead 2
Not Easily Broken
Defiance
Amityville Horror, The
Funny Face
Meet the Robinsons
Laramie Project, The
Arrival, The
Flower Drum Song
Gate II: Trespassers, The
King of New York
Bigfoot
Hillside Cannibals
007 The Spy Who Loved Me


[url=http://ivoroling.nl/members/abdulvahidgli.aspx]It's a Wonderful Life [/url]
[url=http://ucnow.ru/members/patrikijamvros.aspx]Old School [/url]
[url=http://bounci.tv/members/anzhelabolshin6.aspx]Real McCoy, The [/url]
[url=http://james-e-morris.com/csjem/members/evgenijkrivoshe.aspx]Do You Like Hitchcock? [/url]
[url=http://navaly.org/members/klimperehodov7.aspx]Credo [/url]
[url=http://exchange.si/members/antonmushketov4.aspx]Man's Best Friend [/url]
[url=http://forum.fscp.org/members/abdulvahabsko.aspx]Frame of Mind [/url]
[url=http://community.v2home.co.uk/members/rashidaashukin65.aspx]Creepshow 2 [/url]
[url=http://james-e-morris.com/csjem/members/evgenijkrivoshe.aspx]Meaning of Life, The [/url]
[url=http://forum.fscp.org/members/abdulvahabsko.aspx]Bringing Up Bobby [/url]