Golpe em Honduras


A gente fala no diabo, olha ele aí! Numa das últimas postagens deste blog (“A esquerda e os governos progressistas”), lembrei as últimas tentativas de golpe de Estado na América Latina: na Venezuela, em 2002, e na Bolívia, em 2008. No domingo, dia 28, as Forças Armadas de Honduras, país da América Central, seqüestraram o presidente Manuel Zelaya (foto)
e botaram em seu lugar o presidente do Congresso.

Zelaya vinha ultimamente se alinhando cada vez mais com as forças chamadas pela esquerda de progressistas, já tendo aderido à Alba (Alternativa Bolivariana para os Povos de nossa América, fundada por Venezuela e Cuba). Creio que não conta com o respaldo de uma mobilização popular forte e decidida, como nos dois casos citados (Venezuela e Bolívia).

Mas, como os ventos progressistas estão soprando com força na região, todos os governos da América Latina, inclusive o da Colômbia, condenaram o golpe militar. O presidente Lula foi enfático: só reconhece um governo em Honduras, o presidido por Zelaya. Hugo Chávez, sempre mais veemente, colocou as tropas em alerta e ameaçou com intervenção militar.

Organismos internacionais como a ONU, a OEA, a União Européia e o Mercosul já condenaram a derrubada do governo constitucional. Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, cujo serviço de inteligência (CIA) sempre está, historicamente, por trás desse tipo de evento, já se disse “preocupado”, defendendo o cumprimento das normas democráticas.

Uma retórica de diplomacia, mas que, por se tratar do representante do império, já demonstra uma mudança. Em outros tempos, tenebrosos tempos, o governo estadunidense já teria reconhecido o novo governo, o que funcionava como fator importante para a consolidação das forças golpistas.
Escrevo no início da manhã de segunda, dia 29. Vamos ver em que vai dar.

Comentários

Anônimo disse…
Fantastic beat ! I would like to apprentice while you
amend your web site, how could i subscribe for a blog web site?
The account aided me a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast provided bright clear idea

my page :: health and fitness wellness coach certification