“O passeio que não fizemos”

De Curitiba (PR) - A frase é de Deta ao lhe falar do passeio que fiz a Santa Felicidade, um charmoso bairro de Curitiba, de origem italiana. É que estivemos juntos por lá, mas não percorremos a parte mais interessante. Compartilho agora com vocês a agradável visita, com fotos, aproveitando para mostrar outros pontos desta bela cidade.


Deta nas escadarias da Universidade Federal do Paraná
Quando se pergunta por Santa Felicidade nos locais de atendimento aos turistas, os atendentes (geralmente moças simpáticas) mencionam geralmente os restaurantes. Comida italiana, óbvio. São muitos, alguns imponentes, como o Castello Trevizzo restaurante & eventos, já uma espécie de cartão postal do bairro.

Castello Trevizzo
Há ainda uma concentração enorme de casas comerciais vendendo móveis para residências, não sei o motivo de tal fenômeno, mas despertou minha atenção. E mais: flores e áreas verdes, duas coisas, aliás, muito comuns na capital paranaense. Nas ruas, nas praças e, claro, sobretudo nos parques, muitos parques. Apesar delas estarem por toda parte, há ainda a Rua das Flores e o Mercado das Flores.

Entrada do bairro Santa Felicidade
De modo geral, Curitiba é uma cidade bonita, organizada, ruas largas, bem sinalizadas, limpas, muitos edifícios altos, monumentos históricos bem conservados, transporte coletivo dispensa comentários, índices de violência urbana não devem ser altos, variadíssimas opções de almoço com preços relativamente baratos. Há poucos mendigos e não vejo “pivetes” nas sinaleiras. Os pedestres normalmente só atravessam a rua quando o sinal verde autoriza. Em suma, boa qualidade de vida.

Jardim botânico

Uma estação tubo, marca registrada do transporte coletivo

Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade
Claro que falo com olhos de quem veio do nosso sofrido Norte e Nordeste, vamos dizer, de quem tem na mente padrões de Salvador e Manaus, por exemplo (Para quem vem da capital baiana, aparece logo um grande contraste: raramente se vê um negro)। Temos de considerar também que circulo mais pelo centro, embora tenha notado padrão urbanístico elevado em alguns bairros que visitei ou por onde passei de ônibus.

Curitiba da minha janela – nascer do sol
E como seria a periferia? Lembro, a propósito, ter visto alguns barracos ao deixar a cidade em direção ao Aeroporto Afonso Pena, que fica no município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba। Mas, seguramente, não há favelas ou invasões nas dimensões tão usuais das grandes metrópoles brasileiras।
A cidade é relativamente pequena, tem apenas 1,8 milhão de habitantes, população que dobra ao se considerar a Região Metropolitana, que abrange 23 municípios। O prefeito de Curitiba, Beto Richa (filho do ex-governador José Richa – 1983/1986), do PSDB, é campeão de aprovação em pesquisas de opinião e se reelegeu no primeiro turno।

Comentários

Ana Carolina disse…
Dinda, você tá linda nessa foto. Parece uma atriz.
Anônimo disse…
Jadoson :
Fiquei encantado com sua narração das belezas e riquezas de Curitiba. Aí existe um bairro (Engenheiros Rebouças,isso mesmo no plural)em homnenagem a ods baianos retados: André e Antonio Rebouças,filho).André era cachoeirano.Ambos, filhos de Antonio Rebouças, herói da guerra pela Independência do Brasil na Bahia. Aí tenho uma grande amiga jornalista ELIANA FACHIM. Quando fui pra Angola perdi o contato com ela... veja se localiza para eu retomar contatos. Te espero para um abraço quando voltares a Salvador.
Jorginho Ramos
Jadson disse…
Companheiro Jorginho, prazer imenso em tê-lo no meu blog.
Já estive num bairro com esse nome, mas penso que estava no singular, vou averiguar a coisa.
Quanto à sua amiga, vou localizá-la, já vi inclusive onde fica o Sindicato dos Jornalistas, tô morando no centro, é perto de casa.
Por coincidência, falei com Norma hoje e mandei por ela uma sugestão pra vc, sei que tá agora na Educativa. É que a Educativa daqui retransmite noticiário da Telesul, lá da Venezuela. Seria uma boa idéia que vcs aí fizessem o mesmo. Para que os baianos pudessem ter um noticiário com outra visão, mais à esquerda. Vc sabe que os meios de comunicação no Brasil são dominados pelo pensamento único da direita, salvo raríssimas exceções. Os petistas às vezes ainda posam de esquerda, então vamos aproveitar o governador do PT.
Quem tem Sky pode ver a TV Paraná Educativa pelo canal 115. O noticiário da Telesul entra às 19:45h, pela manhã me parece que é o mesmo horário, 7:45h.
Abração, pra vc, Aninha, Diego, Desiré e a turma da velha Confraria.