Pesquisa avalia força de Chávez



O presidente de Venezuela, Hugo Chávez – envolvido recentemente numa crise com o governo colombiano -, está muito bem avaliado por seus compatriotas. De acordo com a última pesquisa do Instituto Venezolano de Análisis de Datos (Ivad), a avaliação positiva do líder bolivariano subiu 9,4 pontos entre dezembro/07 e fevereiro/08, período em que Chávez estava empenhado, internamente, na luta contra o desabastecimento de alimentos, enquanto na política externa era mais visível a atuação pela libertação de reféns mantidos pelas Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia (Farc).

O desempenho do presidente é considerado excelente por 17,1% dos entrevistados, bom por 26,3% e regular para bom por 23,9%. O Ivad agrupa os três níveis, chegando a 67,3% de aceitação, frente a 57,9% apurado na última medição em dezembro. Já a avaliação negativa está assim distribuída: péssimo – 9%; mau – 9,4%; e regular para mau – 12,8%, somando 31,2%. No estudo anterior, o percentual de reprovação chegava a 40,4%.

Tais números foram divulgados pelo diário Últimas Notícias, o jornal de maior circulação de Venezuela. A sondagem, sob o título Barómetro de Gestión y Conyuntura Política, foi realizada entre 8 e 20 de fevereiro, tendo sido ouvidas 1.200 pessoas em todo o país. Margem de erro: entre 1,03% e 2,37%. A pesquisa, como ocorreu também em dezembro, identifica os principais problemas enfrentados pelo povo, repetindo a percepção de que são três: insegurança pública, desabastecimento e desemprego. Sobre isto, a variação dos resultados percentuais, de modo geral, também é favorável ao governo.

Obs: Tal pesquisa é considerada confiável entre os meios menos engajados na acirrada disputa entre governo e oposição, tendo sido divulgada pelo jornal Últimas Notícias, catalogado como equilibrado. Outras sondagens difundidas por diários como El Universal e El Nacional, identificados pelo declarado anti-chavismo, apregoam o decréscimo na aceitação da política de Hugo Chávez, indicando avaliação positiva que varia ao redor dos 40%. Políticos oposicionistas têm declarado que, após a ameaça de conflito entre Venezuela e Colômbia, o prestígio do presidente caíu para o patamar dos 20%. Tais números, no entanto, são vistos com muita reserva.

Comentários

Carol disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Jadson disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol disse…
Companheiros Jadson e Deta, coincidentemente pesquisa CNI/Ibope foi divulgada hoje e mostra que a avaliação positiva do governo de Lula atingiu seu nível mais alto desde a primeira posse do presidente, em 2003. Entre os entrevistados, 58% avaliam o governo como ótimo ou bom, o que representa um crescimento de sete pontos percentuais em relação à última pesquisa de dezembro passado. Além disso, 30% consideram regular, e consideração esse percentual como pisitivo a aceitação chega a 88%! A pesquisa ouviu 2002 pessoas entre os dias 19 a 23 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Interessante é que somente 11% avaliaram como ruim.
mendes jr. disse…
Companheiro,

O bom jornalista vai aonde a notícia está. A grande imprensa brasileira não respeita Chavez nem Lula. Tudo que não for a favor da grande ordem mundial da direita não presta.

Saudações tricolores,

Nestor
Unknown disse…
Aqui, Lula está com tudo e não tá prosa. Confiante e gaiato, disse que a oposição pode tirar o cavalo da chuva, pois vai fazer a sucessão. Os governantes, animados, já fala em Dilma 2010(a mâe do pac).A oposição tá raivosa,e a TV disfaça. O resto tá normal: Investigação(particular),do desabamento da obra do metrô de são Paulo conclui:Uma rocha de 15.000 t é a culpada. Garoto de 16 anos é preso, e confessa que já matou mais de 10 pessoas. Você pensa em voltar não pensa? BEIJOS. Rubia.