Quem somos

Jadson Oliveira, 70 anos, baiano, jornalista e blogueiro. Trabalhou em vários jornais (Tribuna da Bahia, Jornal da Bahia, Diário de Notícias, sucursal do Estadão, jornal Movimento) e assessorias de comunicação, de 1974 a 2007, sempre em Salvador (Bahia). Na década de 70 militou no PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e no movimento sindical bancário. Ao aposentar-se, em fevereiro/2007, começou a viajar pelo Brasil, América Latina e Caribe.
Esteve em Cuba, Venezuela (duas temporadas em cada país), Paraguai, Bolívia, Trinidad e Tobago, Argentina, Uruguai e Equador, com uma passagem rápida pelo Chile. No Brasil, esteve em Manaus, Belém (Fórum Social Mundial/2009), Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte, além de curtas passagens por Palmas, Goiânia, Campo Grande e Rio de Janeiro. Acompanhou campanhas eleitorais de Evo Morales (2009), Hugo Chávez (2012) e Dilma (2010, em São Paulo). 
O blog procura dar, sempre balizado por critérios jornalísticos e políticos, uma mostra da luta do movimento democrático, popular e de esquerda no Brasil, América Latina e Caribe, utilizando os amplos recursos da Internet, incluindo textos em espanhol e traduzidos, além de coberturas e artigos próprios. Procura mostrar  as dificuldades e avanços dos governos chamados progressistas da região, na perspectiva duma democracia participativa e pelo socialismo. E enfatiza a importância fundamental hoje da guerra midiática: o papel dos monopólios da mídia hegemônica como ponta de lança da direita e a necessidade imperiosa da luta pela democratização das concessões de rádio e TV e pela construção duma mídia contra-hegemônica.


 
O  blog  foi criado e é atualizado por Joana D'Arck


Jornalista, formada pela Facom/UFBa, com especialização em marketing político pela UCSAL. Passou pelas redações de jornais impressos baianos como repórter e editora de política, sendo a maior parte na Tribuna da Bahia, onde permaneceu por quase 10 anos. Sempre esteve engajada na luta pela melhoria salarial, condições de trabalho e respeito à profissão e também integrou a diretoria do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) nas gestões presididas por Raimundo Lima e Alberto Freitas. Há algum tempo que deixou a redação para trabalhar com assessoria de imprensa e ultimamente é blogueira, criando e administrando para postagens próprias de amigos: http://pilhapuradejoaninha.blogspot.com//, http://blogdejadson.blogspot.com//, http://eacalanto.blogspot.com// , http://anossamidia.blogspot.com//, http://taniamigli.blogspot.com/, http://salaovirginia.blogspot.com//.  Também é colaboradora do http://blogdoriovermelho.blogspot.com//, criado pela jornalista Carmela Talento. Seu microblog na rede é http://twitter.com/joanadarck2010










Deta
A primeira fotógrafa do blog (Jadson é o segundo)./